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Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40

Author(s): Marcelo, Paulo Jorge Leitão

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2911

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Marcas; Embalagens; Estado Novo; Anos 30 e 40; Design; Publicidade; Brands; Packaging; Thirties and Forties; Advertising


Description

Tese de Mestrado em Design

Partindo das definições de marca e identidade visual dos produtos e do papel desempenhado pela embalagem no processo de construção e transmissão dessa identidade, empreendeu-se uma leitura crítica de uma faixa do universo do consumo durante um período particular da História Contemporânea de Portugal – As décadas de 30 e 40 do século XX. Procedeu-se a uma breve caracterização económica, social e política de Portugal desse período, importante para a tentativa de correlacionar as actividades políticas do Estado Novo, nomeadamente, as que caracterizaram a conhecida “política do espírito” com a produção artística nas suas variadas extensões e a influência dos ideais do Estado Novo na produção industrial, nomeadamente na sua vertente mais visível, ou seja, as embalagens comerciais e a publicidade. A fase seguinte correspondeu a um trabalho de análise e sistematização de padrões gráficos relacionados com as características das embalagens, inventariação e enquadramento das mesmas com recurso a anúncios publicitários da época e outras fontes de informação, nomeadamente, as empresas produtoras.

Starting with the definitions of brand and visual identity of products and the role played by the packaging for the process of building and transmitting that identity, a critical analysis has been made of a part of the universe of consumption during a particular period of Portuguese Contemporary History – the thirties and forties of the 20th century. There is a brief economic, social and political description of Portugal of that period, which is important to correlate the political activities of the Estado Novo, namely, those that characterize the well-known “politics of the spirit” with the various forms of art, as well as the influence of the ideals of the Estado Novo on industrial production, namely the most visible side of it, i. e. commercial packaging and advertising. In the next phase there is an analysis of the graphical design patterns related with the characteristics of packaging and their context, resorting to advertisements of that time and other sources of information, namely producers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, João Paulo do Rosário
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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