Author(s):
Marcelo, Paulo Jorge Leitão
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2911
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Marcas; Embalagens; Estado Novo; Anos 30 e 40; Design; Publicidade; Brands; Packaging; Thirties and Forties; Advertising
Description
Tese de Mestrado em Design
Partindo das definições de marca e identidade visual dos produtos e do papel desempenhado pela embalagem no processo de construção e transmissão dessa identidade, empreendeu-se uma leitura crítica de uma faixa do universo do consumo durante um período particular da História Contemporânea de Portugal – As décadas de 30 e 40 do século XX. Procedeu-se a uma breve caracterização económica, social e política de Portugal desse período, importante para a tentativa de correlacionar as actividades políticas do Estado Novo, nomeadamente, as que caracterizaram a conhecida “política do espírito” com a produção artística nas suas variadas extensões e a influência dos ideais do Estado Novo na produção industrial, nomeadamente na sua vertente mais visível, ou seja, as embalagens comerciais e a publicidade. A fase seguinte correspondeu a um trabalho de análise e sistematização de padrões gráficos relacionados com as características das embalagens, inventariação e enquadramento das mesmas com recurso a anúncios publicitários da época e outras fontes de informação, nomeadamente, as empresas produtoras.
Starting with the definitions of brand and visual identity of products and the role played by the packaging for the process of building and transmitting that identity, a critical analysis has been made of a part of the universe of consumption during a particular period of Portuguese Contemporary History – the thirties and forties of the 20th century. There is a brief economic, social and political description of Portugal of that period, which is important to correlate the political activities of the Estado Novo, namely, those that characterize the well-known “politics of the spirit” with the various forms of art, as well as the influence of the ideals of the Estado Novo on industrial production, namely the most visible side of it, i. e. commercial packaging and advertising. In the next phase there is an analysis of the graphical design patterns related with the characteristics of packaging and their context, resorting to advertisements of that time and other sources of information, namely producers.