Document details

Mixed senses. Sinestesia como base criativa no design de moda.

Author(s): Lemos, Marta Cruz Gomes de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2916

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Design de moda; Sinestesia dos sentidos; Projecto experimental; Fashion design; Synesthesia; Senses; Experimental project


Description

Tese de Mestrado em Design de Moda

Esta investigação explora o fenómeno da Sinestesia - mistura e associação de sentidos - como base criativa na área do Design de Moda. Será que as percepções sinestésicas de um indivíduo fornecem dados suficientes para serem a única base de inspiração na concepção de vestuário? Para constituir hipótese, foi efectuada uma investigação sobre a sinestesia, as suas variantes e as suas condicionantes, e sobre a concepção de vestuário e os elementos essenciais a ter em conta no desenvolvimento de uma colecção de moda. A hipótese colocada pela investigadora foi que de facto a sinestesia pode ser a única inspiração na concepção de uma colecção, dado que as percepções sinestésicas incluem cores, formas, texturas e manchas/padrões - dados que vão de encontro aos elementos do design essenciais à concepção de vestuário. Para provar a hipótese, realizou-se um projecto experimental envolvendo um grupo de casos de estudo, todos sinestésicos, que culminou na concepção de um projecto de moda baseado exclusivamente nos dados provenientes dessa experiência. O projecto foi o principal objectivo da investigação e constitui a validação da hipótese, sendo a sua prova prática. A colecção final é um espelho do trabalho de investigação, dos quatro sinestésicos que participaram na experiência e do fenómeno da sinestesia em si. Obteve-se, assim, o resultado perfeito para uma investigação cuja uma temática é tão fascinante e fora do comum. Este projecto de investigação prova ainda que é possível a interligação de duas áreas completamente distintas - a Neurologia e o Design de Moda - de maneira harmoniosa e bem sucedida, originando um resultado inovador, que faz jus à temática da sinestesia e é enriquecedor para ambas as áreas.

This investigation explores the phenomenon of Synesthesia - a mix and association of senses - as a creative basis for Fashion Design. Can synesthetic perceptions provide enough data to be the only inspiration in the creation of clothes? In order to create an hypothesis, a deep investigation was carried out, focusing synesthesia and its variants, as well as the conception of clothing and the elements we have to keep in mind while creating a collection. The hypothesis was that indeed synesthesia could be the only inspiration in the conception of a collection, since synesthetic perceptions include colors, shapes, textures and patterns – all of which conform to the design elements that are essential to the conception of clothing. In order to prove this hypothesis, an experimental project took place, implicating a group of case studies, all synesthetes, that culminates with the conception of a fashion project based exclusively on the data gathered from that experience. This project was the main goal of the investigation and it is the validation of the hypothesis, its practical proof. The collection mirrors the investigation, the four synesthetes that took part in the experience and the phenomenon of synesthesia itself. This way, starting with a very unusual, peculiar and fascinating subject, we managed to reach a perfect conclusion for our investigation,. This project also proves that it is possible to connect two completely different areas – Neurology and Fashion Design – harmoniously and successfully, creating an innovative result that merits synesthesia and enriches both areas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Couto, Ana Cristina Bolota Valério do
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents