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Contributos do design de comunicação para a construção da identidade de um espaço. Exemplos contemporâneos em Portugal

Author(s): Almeida, Afonso Henriques Cordeiro Carvalho de

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2992

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Design de comunicação; Identidade; Imagem do espaço; Wayfinding; Arquitectura; Communication design; Identity; Image space; architecture


Description

Tese de Mestrado em Design de Comunicação

n 500 Resumo: Esta dissertação tem como principal objectivo entender como o designer de Comunicação pode contribuir para a construção da identidade de um espaço. A cidade é um sistema complexo de conexões entre espaços, indivíduos, entidades, objectos e edifícios onde o designer pode intervir. Estas intervenções não necessitam obrigatoriamente de comunicar informação funcional, de rápida e fácil interpretação, mas podem ser expressivas e caracterizadoras do espaço, contribuindo assim, em conjunto com outras disciplinas como a Arquitectura, o Urbanismo ou o Design de Equipamento, para a construção de um ambiente com identidade reconhecível, objectivos definidos e adequação ao público a que se destina. O espaço deve ter identidade e interagir com aqueles que o utilizam e dele se apropriam, orientando-os, não só de forma lógica, como também de forma lúdica, através de projectos de comunicação integrados, transformando o espaço e o design de comunicação num só. Nesta investigação estudam-se as diferentes tipologias e metodologias de projectos de comunicação inseridos no espaço para perceber quais os seus níveis de integração, através da observação crítica das diversas características que os constituem, tais como a escolha da tipografia, dos materiais, das cores, ou dos símbolos, entre outras. Faz-se uma análise de três projectos realizados por ateliers portugueses, em diferentes campos de intervenção, procurando compreender quais os métodos utilizados, quais as questões levantadas, qual o nível de interacção do projecto de design com o projecto de arquitectura, qual a relação entre os vários intervenientes (encomendador, arquitecto e designer de comunicação), quais os constrangimentos projectuais e, por fim, quais as expectativas e respostas dos utilizadores na vivência do espaço projectado. Para estudo escolhemos a intervenção gráfica nas bocas de acesso às bancadas do Estádio Municipal de Braga efectuada pelo atelier AntónioQueirósDesign em 2003, a intervenção gráfica na pista ciclável Cais Sodré – Belém projectada pelo atelier P06 em 2008 e a intervenção gráfica na fachada da Ermida da Nossa Senhora da Conceição no bairro de Belém em Setembro de 2008, da autoria do atelier R2.

The main objective of this dissertation is to understand how the communication designer can contribute to the construction of the identity of a space. The city represents a complex system of connections between spaces, individuals, entities, objects and buildings in which the designer can intervene. These interventions do not necessarily need to provide functional information, fast and easy to interpret, but may also express the characteristics of this particular space. They can contribute, together with other disciplines such as Architecture, Urban Planning or Equipment Design to the construction of an environment with recognizable identity and objectives and suitable for the public it is intended to. The space must have an identity and interact with those who use it so that they can feel they own it, advising them not only logically but also in a playful way, with integrated communication projects, transforming the space and communication design into one. The aim of this project is to study the different types and methods of communication and information integrated into the public space and to find out their degree of integration, through the observation of several critical features, such as the choice of typography, materials, colours, or symbols, among others. This dissertation analyzes three projects developed by Portuguese studios working in different areas of activity, to understand the methods used, the issues raised, the level of interaction between the design project and the architectural design, and the relationship between the sponsor, the architect and the communication designer. The aim is also to define the projects’ constraints and the expectations and responses of users while experiencing space design. The three chosen case studies are the graphic intervention on the entry tunnels of the Braga Municipal Stadium developed by the AntónioQueirósDesign studio in 2003, the graphic intervention on the cycling lane Cais Sodré – Belém (Lisbon) by P06 studio in 2008 and the graphic intervention on the front of the Chapel of Nossa Senhora da Conceição in the neighbourhood Belém (Lisbon) in September 2008, designed by the R2 studio.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, João Paulo do Rosário
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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