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Recomendações para o projecto de design de mobiliário para o 1º ciclo do ensino...

Author(s): Pereira, Patrícia Cristina Vieira Palma cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3000

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educational design; Design de Produto; Processos de design; Mobiliário escolar; Escola primária; Educational design; Product design; Design Process; Classroom furniture; Elementary school


Description
O presente trabalho de investigação pretende coligir os requisitos que se devem verificar num projecto de equipamento para a sala de aula da Escola Portuguesa do 1º ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade de actualização da mesma. Como resultado final visa chegar a uma Checklist com recomendações para o projecto neste âmbito, a partir das quais o projectista poderá conduzir e (re)avaliar o processo projectual, para no fim alcançar um produto de sucesso. Adoptando a perspectiva e conhecimentos do novo campo de investigação Educational Design e do campo disciplinar da Ciências da Educação, o trabalho insere-se contextualmente no actual debate sobre as salas de aula do futuro. Portanto, uma vez que o espaço de intervenção é a sala de aula, são adoptados quatro campos de condução do projecto: as necessidades básicas humanas, com os respectivos factores ergonómicos de resposta, as exigências do modelo educativo praticado, a aprendizagem e os novos desafios pedagógicos, a que nos devemos comprometer responder. São explorados os sistemas educativos vigentes e os que se prevêem desenvolver, com o intuito de identificar as necessidades e expectativas do público utilizador – professores e alunos – e as funcionalidades previstas para o espaço e o respectivo equipamento. Desta forma, visa-se elaborar parte da investigação junto dos utilizadores finais, isto é, procurar-se-á sublinhar a importância da integração e participação do utilizador, sobretudo na perspectiva das crianças e da experiência do professor. A informação de suporte para futuros projectos de mobiliário escolar recolhida para projectistas, professores, pais e clientes, nomeadamente o Ministério da Educação, propõe-se resultar numa apresentação de consulta organizada e acessível. The current research proposal aims to collect the necessary requisites which should be fulfilled within product development for classrooms in the Portuguese Primary Education, therefore, acknowledging the need of its improvement. The final result is to get a Checklist, reaching recommendations which the designer / project leader can conduct and evaluate the overall design process in order to achieve a successful product. Adopting the viewpoint and knowledge of the new research field “Educational Design” and Educational Sciences, this thesis explores the current debate about the future of classrooms in a digital era. Given that the project main focus is the spatial area of classrooms, the research follows four main guidelines: the user’s basic needs and corresponding ergonomic factors; the use of the educational models; the learning process; and the new pedagogic challenges which designers compromise to fulfil. Within this context, the existent educational models and future ones will be explored in order to understand the needs and expectations of the users (students and teachers), as well as the future functions of the (classroom) space and equipment. To achieve these results, part of the research will be active and on site, underlining the importance of involving the user in the design process, specially the kids perspectives and the teachers experience(s). All support information for educational furniture projects to be developed by designers, professors, parents or clients, especially the Ministry of Education, is proposed to result in an organized and accessible presentation. Tese de Mestrado em Design de Produto
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, André Galhardo Lopes de
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