Document details

Sociedade em rede: modelo de análise competitiva de web sites

Author(s): Santos, Amável José da Cruz cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3008

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Sociedade da informação; Internet; Web sites; Modelos; Análise competitiva; Qualidade; Planeamento estratégico


Description
Tese de Mestrado em Sociologia Na presente dissertação explana-se o processo que levou à criação e operacionalização de um Modelo de Análise Competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada. Surgido da necessidade de obter uma visão estratégica do mercado, de forma a antecipar as suas tendências de evolução e a avaliar o impacto da presença institucional na Internet na competitividade e produtividade das empresas num mercado em que a concorrência se torna mais cada vez mais agressiva, o Modelo ora apresentado permite moldar o processo de tomada de decisão institucional a uma lógica que possibilita a definição de estratégias de comunicação eficazes e eficientes em ambiente digital e a consequente obtenção de vantagens competitivas. No decurso da nossa investigação concretizámos um conjunto de objectivos essenciais que passavam pela identificação e operacionalização de um conjunto de Áreas Estratégicas que possibilitassem uma análise transversal a todas as tipologias de Web Sites, pela identificação e operacionalização dos itens de análise componentes dessas Áreas Estratégicas e pela definição de uma escala de pontuação e dos respectivos critérios, de forma a limitar, ou mesmo eliminar, as arbitrariedades de análise. O recurso a uma profunda análise da bibliografia disponível sobre a temática, bem como o recurso à aplicação de inquéritos específicos a peritos sectoriais e a um grupo de utilizadores/avaliadores permitiu a concretização bem sucedida desses objectivos, e contribuiu favoravelmente para a constituição de uma Matriz de Análise, metodologicamente sustentada, onde se inserem as dez Áreas Estratégicas e 104 itens de análise identificados durante o processo de investigação que suporta esta dissertação. A Matriz de Análise assim criada sustenta o processo de análise competitiva de Web Sites numa perspectiva comparada, como inicialmente previsto, permitindo assim a obtenção de uma visão estratégica do mercado que permite antecipar janelas de oportunidade que se revelem gratificantes quer para a actividade comercial, quer para as responsabilidades sociais de empresas e instituições, concretizando de forma inequívoca o potencial do Modelo de Análise Competitiva de Web Sites aqui apresentado e denominado Competitive Analysis Framework – Web (CAFWeb).
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Carla
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia