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Requisitos de um software pedagógico para treinar a função visual em pessoas co...

Author(s): Espadinha, Ana Cristina Guerreiro cv logo 1

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3356

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação; Desenho para todos; Função visual; Software pedagógico; Subvisão/Baixa visão


Description
Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual O objectivo deste estudo é conhecer quais os requisitos que um software deverá ter para poder constituir-se como um instrumento de treino da função visual em pessoas com subvisão. A análise da revisão da literatura foi feita em três áreas: - sobre a visão (percepção e desenvolvimento da visão) e a problemática da subvisão (teorias do funcionamento visual e treino da função visual); - sobre os computadores e as suas vantagens/potencialidade enquanto instrumento de apoio para a população com deficiência visual; - sobre a avaliação do software (requisitos descritos como essenciais para criticar a qualidade de produtos pedagógicos) e a identificação de critérios que os valorizam. Como metodologia foi aplicado um questionário aos profissionais que realizam o apoio à população com deficiência visual em Portugal. A informação recolhida foi analisada recorrendo a técnicas da estatística descritiva e inferencial. A principal conclusão deste estudo foi: os profissionais portugueses na sua maioria não têm experiência de trabalho suficiente com a população com subvisão, o que implica uma fraca confiança nos resultados obtidos. No entanto, foi possível identificar os requisitos que estes valorizam como sendo importantes ou imprescindíveis estarem presentes num software que pretenda treinar a função visual de pessoas com subvisão. ABSTRACT: This study purpose is to acknowledge which requirements must a software have to constitute itself like an training instrument of visual function in people with low vision. The analysis of the literature was made in three areas: - about vision (vision perception and development) and low vision (visual functioning theory and training visual function); - about computers and their vantages/potentialities as a support instrument for the population with visual impairment; - about software evaluation (requirements described as essential to criticise the quality of pedagogical products) and the identification of the criterion to assess them. As a methodology, a questionnaire was applied to the professionals that carry out the support of the population with low vision in Portugal. The information extracted was analysed recurring to techniques of descriptive and inferential statistics. The main conclusion of this study was: the Portuguese professionals, in their large majority, do not have enough work experience with the low vision population, this implicates a weak reliance on the achieved results. However, it was possible to identify the requirements that these evaluate as being important or indispensable for being in a software that claims to train the visual function of people with low vision.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Maria Leonor Frazão Moniz Pereira da
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