Author(s):
Alves, Sara Maria Parracho Trindade Lima
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3368
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Formação;; Formação Experiencial; Acolhimento; Socialização; Satisfação; Carreiras; Motivação; Training; Experiential Training; Socialization; Work Socialization; Satisfaction; Careers; Motivation
Description
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Este estudo procura analisar a Importância da Formação Experiencial de Acolhimento, medida através da motivação e do desenvolvimento de carreira dos novos colaboradores do Banco X. No presente trabalho recorreu-se a um questionário para recolher dados junto de uma amostra de 432 trabalhadores do Banco X, recrutados e seleccionados entre 2004 e 2009, rejeitando, no geral, as hipóteses: 1) A formação afecta positivamente a evolução na função; 2) Os colaboradores que frequentaram a Formação Experiencial de Acolhimento, tiveram um percurso de carreira diferente dos colaboradores admitidos até 2005; 3) Os colaboradores admitidos a partir de 2005 estão mais motivados que os colaboradores admitidos em 2004. Confirmamos parcialmente a Hip.1 e rejeitamos as Hip. 2 e 3. De um modo geral a formação revela ser importante para o desempenho das funções da área comercial no entanto, existem acções de formação que não acrescentam valor aos formandos e apenas consumem recursos. Constatamos também que os pressupostos e ideias que prevalecem junto dos responsáveis da formação do Banco X, não são válidos, ou seja, a frequência da formação experiencial de acolhimento não proporciona aos formandos uma carreira diferente e/ou mais rápida, nem significa maiores níveis de motivação entre os colaboradores do Banco X.
This essay seeks to investigate the importance of New Employee's Experiential Training, measured by motivation and career development of Bank X new employees. In this study we used a questionnaire to collect data from a sample of 432 employees of the Bank X, recruited and selected between 2004 and 2009, rejecting, in general, the following hypothesis: 1) Training has a positive effect on career development; 2) New employees who attended the Experiential Training, had a different career path than those hired before 2005; 3) Employees hired after 2005 have more motivation than those selected in 2004. We partially confirm the Hyp. 1 and reject both the Hyp. 2 and the Hyp. 3. In general, training proves to be important for the job performance in sales, however, there are training courses that add no value to trainees and are merely a way to spend resources. Also, we conclude that the assumptions and ideas that prevail amongst training leaders in Bank X, are not valid, i.e., the attendance of New Employee's Experiential Training neither offers the trainees a different career and / or a faster progression, nor it means higher levels of motivation amongst Bank X employees.