Author(s):
Aburto Godoy, Raquel Auristela
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3577
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Formação de professores de educação especial; Necessidades educativas especiais; Software educativo; Tecnologias da informação e comunicação
Description
Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação
Actualmente, 39 turmas de educação especial da cidade chilena de Chillán utilizam o Software educativo “Abecedário Letrado” no apoio de estudantes com problemas de aprendizagem. No ano de 2008 - 2009 foi realizada uma investigação para determinar se o Software mencionado melhorava a compreensão de leitura em alunos de terceiro e quarto anos, concluindo-se que a compreensão de leitura efectivamente melhorou. Agora, nesta nova pesquisa quantitativa, pretende-se analisar, a partir da perspectiva do professor especialista, qual o impacto na sua utilização deste Software. O instrumento utilizado para a recolha de dados consistiu numa pesquisa, que foi aplicada a todos os professores especialistas que trabalharam com o Software “Abecedário Letrado” no primeiro inquérito. A análise dos resultados facultará um panorama real da utilização dos recursos do computador, mais especificamente o Software ABC, bem como matéria para implementar melhorias a este recurso.
Currently, 39 groups of education in the city of Chillán, Chile which comply with students with learning problems, use the educational software “Abecedario Letrado”. During the year 2008 - 2009 a research was carried out to determine if the software improved reading comprehension in students of third and fourth grade, resulting in improved reading comprehension. Now, in this new quantitative research, we want to analyze from the perspective of specialist teachers, the impact it has had to use the software on their part. The instrument used for data collection corresponds to a questionnaire, which was applied to all specialist teachers who worked with the software called “Abecedario Letrado” in the first investigation. The analysis of results will allow us to have a true picture of the use of computer resources, specifically of the Software “Abecedario Letrado” so that we can implement improvements to this resource.
EuroMime 2008-2010