Document details

Academia de futebol como fonte de vantagem competitiva sustentada dos clubes : ...

Author(s): Magalhães, Jorge Daniel de Sá Lacerda cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3610

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Academia Sporting / Puma; Capital humano; Estratégia; Futebol Clube Barcelona; La Masia; Objectivos; Sporting Clube de Portugal; Sucesso desportivo; Sucesso financeiro; Visão baseada nos recursos


Description
O presente estudo empírico visa analisar se a estratégia baseada nos recursos perseguida pelos clubes através da criação de Academias de Futebol está associada à sua performance desportiva. Para esse efeito, o estudo incidiu sobre a Academia Sporting/Puma e a Academia do Futebol Clube Barcelona “La Masia”. Adicionalmente, analisámos o impacto económico-financeiro da Academia do Barcelona tendo em consideração as épocas de 2001/02 a 2009/2010. Os resultados evidenciam que a Academia do Barcelona constituiu uma mais-valia desportiva e económico-financeira para o clube. Por um lado, a proporção no plantel principal dos jogadores formados na Academia está associada positivamente (0,797) aos resultados desportivos do clube na Liga Nacional de Futebol Profissional de Espanha. Por outro lado, a Academia permitiu gerar 283M€ ao clube, tendo em consideração o resultado residual e mais-valias obtidas na venda de jogadores ao longo das épocas em análise, bem como, o valor dos passes dos jogadores formados na academia que compõem o plantel principal, equipa B e camadas jovens na época de 2009/2010. Neste contexto, os resultados sugerem que a Academia do Barcelona constitui uma fonte de vantagem competitiva sustentada para o clube, através da formação de jogadores cujos talentos são considerados recursos raros, valiosos e não são perfeitamente imitáveis. No caso do Sporting, a correlação entre a performance desportiva do clube e proporção de jogadores no plantel principal formados na Academia é negativa (- 0,299). Por outro lado, 49% dos jogadores formados na Academia do Sporting conseguem ter uma carreira de futebolista profissional a nível nacional ou internacional. Desta forma são realçadas outras competências desenvolvidas durante a formação pela Academia que possibilita aos jovens jogadores não desistirem e prosseguirem a sua carreira desportiva. The purpose of this empirical study is to examine whether the strategy based on the resources pursued by clubs through the establishment of Academies of Football is linked to their sporting performance. To that end, this study is focused on the Academy Sporting/Puma and the Academy Football Club Barcelona - "La Masia". Additionally, the economic-financial impact of the Academy of Barcelona was analyzed taking into account the seasons 2001/02 to 2009/2010. The results were able to show us that the Academy of Barcelona is an important asset to the club. On one hand, the sporting results of the club in the Spanish Professional Football League are positively associated (0.797) to the proportion of players in the main squad trained at the Academy. On the other hand, taking into account the residual result and capital gains obtained from the sale of players, as well as the value of the passes of the academy trained players that make up the main, B and youth team, in the season 2009/2010, the Academy has allowed the club to generate 283M€. According to this, the training of players in the Academy of Barcelona, whose “talents” are considered rare, valuable and inimitable, is a source of sustained competitive advantage to the club. Following the research, there is a negative correlation (-0.299) between the sporting performance of the club (SCP) and the proportion of players in the main squad trained at the Academy Sporting/Puma. However, 49% of the Sporting´s Academy players have either a national or international career. Therefore, other skills developed at the Academy are enhanced, allowing young players to continue their sporting careers. Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents