Author(s):
Teixeira, Maria Eunice Ribeiro Monteiro
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3792
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): estratégia; globalização; internacionalização; investimento directo; telecomunicações; strategy; globalization; internationalization; direct investment; telecommunications
Description
Mestrado em Economia e Estudos Europeus
No actual contexto da globalização económica, o estudo das estratégias de internacionalização das empresas assume uma relevância crescente e, entre os sectores económicos em que essa globalização se fez mais sentir, podemos destacar o sector das telecomunicações. A nível da União Europeia, o sector das telecomunicações é considerado estratégico para a consolidação do mercado único europeu, para reforçar a coesão da comunidade e para aumentar a competitividade da economia. Através do estudo comparado entre as estratégias de internacionalização de dois operadores históricos de telecomunicações europeus - a Portugal Telecom e a KPN da Holanda - procuramos verificar a existência de pontos comuns nas estratégias de internacionalização das duas empresas e quais os efeitos mais relevantes das estratégias seguidas. Da análise efectuada foi possível identificar algumas motivações comuns, como a procura de mercados com elevadas perspectivas de crescimento para compensar as baixas perspectivas de crescimento nos mercados domésticos e a aposta em mercados cultural e historicamente próximos (distância psíquica). A nível dos efeitos das estratégias seguidas verificámos que a crise do sector das telecomunicações evidenciou situações muito distintas nas duas empresas
Within the context of economic globalisation, it is increasingly relevant the study of strategies for the internationalisation of firms, and among the economic sectors where globalisation has been more strongly felt, the telecommunications stands out. In the European Union, this sector is considered strategic for the consolidation of European Single Market, to strengthen the community cohesion and to improve the competitiveness of the economy. Through the comparative study of internationalisation strategies of two European telecommunications incumbents - Portugal Telecom and Dutch KPN- we tried to check the existence of common points in the internationalisation strategies of both companies and which were the most important effects of the strategies adopted. From the analysis we made, it was possible to identify some common motivations, such as looking for markets with high growth prospects to compensate the low prospects of growth in their domestic markets and the bet in cultural and historically close markets (psychic distance). At the level of effects, we verified that the crisis in the telecommunications sector showed very different responses in the two companies we analysed.