Author(s): Teves, Juliana Simões
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4052
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Espaço; Materia; Forma; Lógica dos sentidos
Author(s): Teves, Juliana Simões
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4052
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Espaço; Materia; Forma; Lógica dos sentidos
Tese de Mestrado em Arquitectura
Pretende-se, através deste Relatório de Final de Mestrado, estudar a madeira e seus potenciais no campo da percepção, da estética e da técnica enquanto único material a ser utilizado na concepção do projecto final. Quer-se perceber que vantagens e contradições esta utilização traz na compreensão funcional, formal e de percepção tanto do edifício em si, na sua escala urbana, como dos seus espaços interiores. Intenta-se provar que os materiais escolhidos, como são tratados e como se os combina têm grande influência na forma como se experiência a arquitectura. Muitas vezes a resposta mais assertiva está no uso de técnicas e materiais ditos tradicionais de uma forma consciente, em prol de uma arquitectura que deve ser tratada para responder às necessidades contemporâneas e não a egos ou a uma sede desmesurada de explorar vários ou novos materiais com o intuito de enganar com impressões em vez de conquistar com experiências devidas. Acredita-se que less continua a ser more.
ABSTRACT - This “Relatório de Final de Mestrado” intends to study the wood and its potential in the field of perception, aesthetics and techniques as the only material to be used in the conception of the final project. It also wants to understand what advantages and contradictions this usage brings to the functional, formal and percept ional comprehension, both of the building itself in its urban scale and of the indoor spaces. It intends to show that the selected materials, the way they are treated and how they are combined have huge influence in the way the architecture is experienced. Many times, the most assertive response lies in the conscious use of traditionally considered techniques and materials, favouring an architecture that must be prepared to answer the contemporary needs and not to egos or to an enormous eagerness to explore several or new materials aiming to deceive with impressions, instead of conquering with relevant experiences. It is believed that less means more