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Elaboração e Estudo da Viabilidade Económico Financeira de um Projecto de Comunicação Digital

Author(s): Esteves, Luís Cláudio Araújo

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4350

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Business Plan; Plano de Negócios; Análise de Investimentos; Digital Signage; Publicidade; Investment Analysis; Digital Signage,; Advertising


Description

Mestrado em Contabilidade Fiscalidade e Finanças Empresariais

No presente trabalho será elaborado e avaliado um projecto de investimento, inserido no mercado publicitário, tendo como base a tecnologia de Digital Signage.O objectivo concreto passa por aferir a viabilidade operacional e económico-financeira da implementação do projecto em Portugal. Para atingir este objectivo com rigor, optou-se por elaborar um business plan onde ficaram sintetizados os aspectos relevantes à implementação e exploração do meio. Todo o trabalho de planeamento e de estruturação do modelo de negócio, serviu também de input e fundamentação para os pressupostos utilizados na avaliação financeira. Deste modo, a ideia de elaboração do presente Trabalho Final de Mestrado passou por articular os objectivos académicos inerentes a um Trabalho de Projecto com o objectivo real de apoiar a decisão de uma equipa de empreendedores, de que o autor do presente documento faz parte, sobre a viabilidade económico-financeira deste projecto de investimento, enquadrado na constituição da empresa Media In. A disposição do trabalho é iniciada com a revisão de literatura onde é analisada a ferramenta business plan, seguida da exposição da metodologia utilizada e por último o business plan do projecto em questão. A análise financeira realizada ao projecto permite concluir que o mesmo é viável uma vez que a sua exploração durante 6 anos, não considerando qualquer perpetuidade, permite obter um VAL de 517,8 mil euros com uma TIR de 58,39% e um payback period de 4 anos. Complementarmente, a análise de sensibilidade permite comprovar a robustez do projecto, identificando-se que os preços de venda dos espaços de publicidade são a variável que mais afecta o VAL: uma variação de +/- 25% dos preços de venda dos espaços de publicidade tem um impacto de +/- 65,28% no VAL. Adicionalmente, a análise de risco também permitiu concluir quanto à robustez dos pressupostos que serviram de base à análise financeira. O exercício da Simulação de Monte Carlo, realizado no ponto da análise de risco (com 10.000 simulações), permitiu obter os seguintes resultados: Média do VAL e da TIR registam variações de -0,13% e -2,35%, respectivamente, face aos valores obtidos no Cenário Base; Não obstante a variabilidade dos resultados, apenas em 15% dos cenários é que se obteve resultados de VAL negativos, demonstrando a grande probabilidade de sucesso do projecto.

In the present work it will be developed and evaluated an investment project, integrated in the advertising market, based on the technology of Digital Signage. The specific objective is to assess the operational feasibility and economic and financial implementation of the project in Portugal. To achieve this accurately, it was decided to develop a business plan in which all relevant aspects to the deployment and exploitation of the business were synthesized. All the planning and structuring work for the business model, also served as a basis for the input assumptions used for financial evaluation. Thus, the idea of drafting this Masters Final Work went through articulate both the academic goals inherent to a Project Work and the real objective of supporting the decision to a team of entrepreneurs, which the author of this document belongs, on the economic and financial viability of this investment project, framed in the constitution of the company Media In. The layout of the work is initiated with the review of the literature about the business plan tool, followed by exposure of the methodology used and finally the business plan of the project in question. The financial analysis of the project allows us to conclude that it is feasible for the evaluation period of six years, not considering any perpetuity, and gives a NPV of EUR 517,800 with an IRR of 58.39% and a payback period of 4 years. In addition, sensitivity analysis allows to prove the robustness of the project, identifying the selling prices of the advertising space as the variable that most affects the NPV: a variation of +/- 25% of the selling prices of the advertising space has an impact of +/- 65.28% in NPV. Additionally, risk analysis also concluded about the high robustness of the assumptions that were the basis for financial analysis. The exercise of Monte Carlo simulation performed at the point of risk analysis (with 10,000 simulations) obtained the following results: Average NPV and IRR register changes of -0.13% and -2.35% respectively compared to values obtained in Base Scenario; Despite the variability of results, only 15% of the scenarios obtained had negative NPV, demonstrating the high probability of success of the project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Crespo, Nuno
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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