Document details

A tomada de decisão operacional em sistemas complexos de trabalho e a emergência de novas competências profissionais. O caso dos serviços de controlo de tráfego aéreo

Author(s): Sampaio, José João Martins

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4549

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Automatização; competências profissionais; controlo de tráfego aéreo; decisão operacional; factor tecnológico; Sistemas complexos de trabalho; Air traffic control; automation; complex work systems; operational decision,; professional competencies; technological factor


Description

Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações

A adaptabilidade das organizações ao ambiente agressivo e turbulento que caracteriza a sociedade de informação, promove o desenvolvimento de sistemas de produção complexos de natureza flexível e adaptativa. Esta flexibilização/complexificação requer o desenvolvimento de valências pessoais e profissionais que ultrapassam o quadro restrito do posto de trabalho autónomo, discreto e especializado, enquanto conjunto de qualidades que devem ser submetidas à prova da resolução de problemas concretos, em situações de trabalho que implicam incerteza e complexidade técnica (Gallart 1997). Surge assim um novo conceito de competência profissional que não emerge da aprovação de um currículo escolar formal, mas sim do exercício da aplicação do conhecimento necessário à tomada de decisão e resolução de problemas complexos e que não é mecanicamente transmissível {idem). É neste entendimento que propomos, em sistemas complexos de trabalho com forte incorporação tecnológica, o desenvolvimento de um modelo sistémico e integrativo das competências profissionais - gerais e transversais - quer ao nível da organização do trabalho quer ao nível da tecnologia incorporada. A operacionalização do modelo passa pela introdução do novo conceito de factor tecnológico que, numa perspectiva complementar do tradicional conceito de factor humano possibilite, para além da adaptação tecnológica à dimensão humana, o conhecimento e compreensão da "natureza" da tecnologia presente, numa perspectiva de valorização do elemento Humano e numa dinâmica de equilíbrio entre as dimensões humana e tecnológica. A validação empírica do modelo é suportada pelo estudo dos serviços de controlo de tráfego aéreo, desenvolvido na NAV Portugal - EPE, entre 2003 e 2005, através da observação da realidade operacional, aplicação de entrevistas abertas, inquérito por questionário, estudos de caso e simulação da realidade operacional.

The adaptability of the organizations to the aggressive and turbulent environment that characterizes the information society, promotes the development of complex production systems with a flexible and adaptive nature. This flexibility/complexity requires the development of personal and professional valences that extend beyond the restricted frame of an autonomous, discrete and specialized workplace, as a set of skills that must be submitted to the resolution of concrete problems, in work situations that imply uncertainty and technical complexity. A new concept of professional competence appears thus, which does not emerge from the approval of a formal academic curricula, but as the application of the necessary knowledge to the decision process and to the resolution of complex problems and that is not mechanically transmissible. It is in this context that we propose, in complex work systems with strong technological incorporation, the development of a systemic and integrative model of professional (general and cross) competencies, either at the level of human subsystem or at the technical one. We purpose a complex model of operational decision process analysis, in a complex working environment. The operation of the model requires the introduction of the new concept of technological factors which, in a complementary perspective of the traditional concept of human factors will allow, beyond the technological adaptation to the human dimension, the knowledge and understanding of the "nature" of the technology, in a perspective of valuation of the Human element and in a dynamics of balance between the human and technological dimensions. The empirical validation of the model is grounded by the study of the Air Traffic Control Services, developed in the NAV Portugal - EPE, between 2003 and 2005, through the observation of the operational reality as well as the application of interviews, questionnaire inquiry, case studies and the simulation of the operational reality.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jesus, António Paulo Brandão Moniz de
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents