Author(s):
Gonçalves, Celina Raquel Nunes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4853
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Bem-estar; Comportamento; Consumidor; Expectativas; Fitness; Gestão; Posicionamento; Retenção; Satisfação; Sócio
Description
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto.
Este estudo tem como objetivo perceber a influência do posicionamento, expectativas, bem-estar e satisfação, no comportamento de retenção de sócios no fitness. Foram recolhidos dados numa Rede nacional de fitness, com uma amostra de 2 250 sócios, e o tratamento estatístico efetuou-se através de análise descritiva e análise inferencial. No estudo inferencial utilizou-se a análise fatorial com extração em componentes principais para estimar os fatores comuns às variáveis originais de interesse. Em seguida, procedeu-se à análise de trajetórias através de regressões lineares múltiplas e à representação do modelo de análise. Verificou-se que a variável com maior efeito causal sobre a retenção é o bem-estar no clube, seguindo-se as instalações e equipamentos e as expectativas e, com menor relevância, os recursos humanos seguidos da inovação e serviços. Finalmente, realizou-se um estudo comparativo através de testes de Wilcoxon-Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e comparações múltiplas de Dunn, concluindo-se que a atitude dos sócios perante a retenção se distingue consoante o género (o feminino apresenta maior retenção), a idade (os mais novos e mais velhos mostram maior retenção) e o comportamento perante a prática (os sócios que têm uma duração de treino maior revelam maior retenção). Os resultados indicam que as organizações de fitness devem manter instalações e equipamentos adequados e modernos e apostar na relação dos recursos humanos com os sócios para que estes se sintam bem no clube e aumentem a duração do treino.
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e IPB - Instituto Politécnico de Bragança