Author(s): Claro, Catarina Pessoa Lopes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5149
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Dança; Movimento; Necessidades educativas especiais
Author(s): Claro, Catarina Pessoa Lopes
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5149
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Dança; Movimento; Necessidades educativas especiais
Mestrado em Educação Especial
Neste trabalho pretendemos fazer uma avaliação do impacto de um programa de dança em jovens com necessidades educativas especiais, através de um modelo de observação com base na expressão corporal e num conjunto de representações sensoriais e corporais que a dança proporciona. Este estudo compõe uma amostra de sete indivíduos de ambos os sexos (1 do sexo feminino e 6 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, pertencentes a uma instituição do Ensino Especial, CERCI – Flor da Vida, conselho de Azambuja. Aplicamos a Escala de Avaliação de LMA Adaptada “Freedom to Move” desenvolvido por Dunphy e Scott (2003). Recorremos à estatística descritiva do tratamento de dados dos valores dos quatro momentos observados. Principais conclusões: em todos os domínios existiu uma evolução positiva em cada participante; o domínio Sentimento de prazer e bem-estar registou diferenças significativas entre o momento inicial e o final, e que de um modo geral todos os domínios apresentaram valores apropriados, sendo que a fiabilidade da escala nos 4 momentos de observação situa-se em valores bons e muito bons.