Author(s):
Rodrigues, Gizelda Ariana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5633
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Dificuldades de aprendizagem na matemática; Factores psicomotores; Intervenção psicomotora; Matemática; Psicomotricidade
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora
Metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre relação entre as Dificuldades de Aprendizagem na matemática e a Psicomotricidade. Primeiramente será desenvolvido o conceito de Psicomotricidade, abordando sua definição, seguindo-se uma breve caracterização dos fatores psicomotores e da intervenção psicomotora, com especial enfoque à intervenção no contexto educativo. Posteriormente irão ser explorados os conceitos de dificuldades de aprendizagens e dificuldades de aprendizagem na matemática, bem como as suas características comuns e será igualmente abordado o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem na matemática. Para finalizar, focar-se-á no contributo da intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem, particularmente, no domínio da aprendizagem na matemática.
RESUMO - Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O objetivo central deste artigo é analisar o impacto da intervenção Psicomotora em crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Matemática (DAM). A amostra foi constituída por 16 crianças com DAM, do 2º ano do ensino básico. As crianças foram avaliadas ao nível psicomotor (Bateria de Piaget-Head e Bateria Psicomotora) e ao nível da Aritmética (Bateria de Kaufman). Após a aplicação de um programa de intervenção Psicomotora, verificou-se melhorias significativas ao nível da Aritmética, da Lateralidade, da Organização Espacial e da Estruturação Rítmica. Estes resultados evidenciam, deste modo, a importância da intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem, nomeadamente nas DAM.