Document details

Metodologias específicas de intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem da matemática. Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades de aprendizagem na matemática

Author(s): Rodrigues, Gizelda Ariana

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5633

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem na matemática; Factores psicomotores; Intervenção psicomotora; Matemática; Psicomotricidade


Description

Mestrado em Reabilitação Psicomotora

Metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre relação entre as Dificuldades de Aprendizagem na matemática e a Psicomotricidade. Primeiramente será desenvolvido o conceito de Psicomotricidade, abordando sua definição, seguindo-se uma breve caracterização dos fatores psicomotores e da intervenção psicomotora, com especial enfoque à intervenção no contexto educativo. Posteriormente irão ser explorados os conceitos de dificuldades de aprendizagens e dificuldades de aprendizagem na matemática, bem como as suas características comuns e será igualmente abordado o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem na matemática. Para finalizar, focar-se-á no contributo da intervenção psicomotora nas dificuldades de aprendizagem, particularmente, no domínio da aprendizagem na matemática.

RESUMO - Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem na Matemática : O objetivo central deste artigo é analisar o impacto da intervenção Psicomotora em crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Matemática (DAM). A amostra foi constituída por 16 crianças com DAM, do 2º ano do ensino básico. As crianças foram avaliadas ao nível psicomotor (Bateria de Piaget-Head e Bateria Psicomotora) e ao nível da Aritmética (Bateria de Kaufman). Após a aplicação de um programa de intervenção Psicomotora, verificou-se melhorias significativas ao nível da Aritmética, da Lateralidade, da Organização Espacial e da Estruturação Rítmica. Estes resultados evidenciam, deste modo, a importância da intervenção Psicomotora nas Dificuldades de Aprendizagem, nomeadamente nas DAM.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cruz, Vítor Manuel Lourenço
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents