Author(s): Carvalho, Hugo Pereira de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5986
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Inclusão; Cidade; Limite; Quarteirão; Percurso; Inclusion; City; Limit; Type; Block; Path
Author(s): Carvalho, Hugo Pereira de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5986
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Inclusão; Cidade; Limite; Quarteirão; Percurso; Inclusion; City; Limit; Type; Block; Path
Tese de Mestrado em Arquitectura.
O presente Projecto Final de Mestrado pretende repensar o espaço cemiterial inserido num contexto urbano, encarando os desafios da integração e propondo soluções para um Lugar significante a nível cultural e patrimonial como é o caso concreto da área envolvente ao Palácio da Ajuda. Paralelamente, o Projecto tem também o objectivo de reinterpretar os modelos de concessão e morfogénese cemiterial, reorganizando-os de acordo com uma nova matriz que ordena e valoriza o lugar de preservação e evocação da memória dos Mortos. No âmbito do desenvolvimento do projecto foi elaborado um estudo de duas obras que reconhecidamente se destacam de entre a produção de cemitérios no Século XX: O cemitério de Modena concebido pelos Arquitectos Aldo Rossi (1931-1997) e Braghieri (1945-...), e o cemitério do Bosque em Estocolmo, dos Arquitectos Erik Gunnar Asplund (1885-1945) e Sigurd Lewerentz (1885-1975). As razões da escolha destes dois cemitérios como casos de estudo resultam do antagonismo entre os conceitos que lhes correspondem: No caso do primeiro, a construção da necrópole associada à cidade e, no caso do segundo, a menor densidade e o enquadramento na natureza e na continuidade do coberto vegetal. No domínio da construção do processo criativo, o Projecto explora o Tema, a Ideia e a Imagem que sustentam a obra arquitectónica, bem como o papel dos elementos compositivos na construção de um sistema espacial que articula em si as diversas questões que contribuem para a sua identidade no plano das ordens Programática, Tipológica, Geométrica, Topológica, Tectónica e Poética.