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A Importância da Inovação e Brand Equity no Futebol. Estudo de Caso : Sport Lisboa e Benfica

Author(s): Santos, João Maria Marques Guedes dos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6136

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): inovação; brand equity; Benfica; negócio; innovation; Benfica; business


Description

Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação

Os diferentes modelos de negócio têm vindo a sofrer alterações sobretudo devido ao atual contexto económico. Perante um mercado cada vez mais competitivo e onde existem cada vez mais players é necessário que as empresas criem valor diferenciado para os clientes / parceiros. Essa diferenciação pode ser obtida através das diferentes vertentes do fenómeno da inovação: inovação nos produtos/serviços (radical ou incremental); inovação nos processos internos (essencialmente para aumentar a eficiência em termos de custos); inovação organizacional. Assim, a gestão do Sport Lisboa e Benfica, que, enquanto clube goza de um elevado grau de brand equity devido à fidelidade, emoção e lealdade que os seus adeptos e associados (que são os clientes finais) transmitem, nos últimos anos tem-se destacado dos restantes clubes (mais no plano nacional) através do fator inovação que aplica em diversas áreas: produtos e serviços; modelos de negócio; processos internos. Esta aposta em produtos e serviços inovadores, em consonância com uma prestação desportiva (num plano europeu) positiva, nos últimos anos, tem possibilitado ao Benfica figurar, constantemente, na lista dos 30 clubes europeus com receitas mais elevadas.

The various business models have been subject to change, in particular due to the current economic climate. In an increasingly competitive market, with new players appearing every day, companies must create value through differentiation for their clients and partners. This differentiation may be established through the various branches of what is broadly labelled as "innovation": (radical or incremental) innovation of products/services; innovation of internal process (focusing on increasing cost efficiency); organizational innovation. Sport Lisboa e Benfica enjoys a high level of brand equity given the loyal and emotional relationship their fans and members (their end clients) have towards the brand. In the last few years, SLB´s management has increasingly distanced the Club from it’s competitors, especially in the Portuguese market, through the effective application of innovation strategy to their operation in different areas: products and services; business models; internal process. This strategic effort in innovative services and products has, over the last few years and hand in hand with a positive sporting effort at European Level, supported Benfica´s regular presence in the top 30 highest grossing European clubs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Fernando
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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