Author(s):
Almeida, Andreia Sofia Moreno Fonseca de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6185
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Centro comercial; retalho; modelo espacial; spatial lag; spatial error; autocorrelação espacial; Shopping centre; retail; spatial model; spatial autocorrelation
Description
Mestrado em Gestão e Avaliação Imobiliária
Um dos principais desafios para os proprietários de centros comerciais é como atrair visitantes aos seus centros. Esta tese examina os determinantes do número de visitantes de um centro comercial na Área Metropolitana de Lisboa através de um modelo de spatial lag. Esta metodologia tem sido raramente utilizada em estudos sobre a atratividade dos centros comerciais e demonstra-se que é melhor face a uma estimativa com um modelo de estimação OLS. A análise também mostra que a presença de uma âncora alimentar e a proximidade a uma estação de metro são determinantes importantes na atração de visitantes a um centro comercial. No geral, os resultados também indicam que, no caso da Área Metropolitana de Lisboa, os centros comerciais competem uns com os outros, mas há também efeitos positivos de aglomeração.
One of the main challenges for mall owners is how to attract shoppers to patronize their malls. This thesis examines the determinants of the number of visitors to a shopping center in the Lisbon’s Metropolitan Area using a spatial lag model. This methodology has been rarely used in studies exploring shopping center attractiveness and is shown to improve upon standard OLS estimation of cross-sectional data. The analysis also shows that housing a supermarket and proximity to a metro station are important determinants of shopping center patronage. Overall, the results also indicate that in the case of the Lisbon Metro Area, shopping centers do compete with each other, but there are also positive agglomeration effects.