Document details

Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais. Transição para a vida ativa de jovens com necessidades educativas especiais: a perceção dos pais e dos professores.

Author(s): Santos, Teresa Alexandra Gomes Paula

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6230

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação para todos; Escola inclusiva; Estrutura do programa; Necessidade educativas especiais; Participação do aluno e da família; Plano individual de transição; Trabalho colaborativo; Transição para a vida activa


Description

Mestrado em Reabilitação Psicomotora

Artigo 1: Este artigo pretende fazer um levantamento teórico de informação sobre as etapas e os intervenientes do processo de transição para a vida ativa de alunos com necessidades educativas especiais, analisando os fatores de maior importância para potenciar o sucesso desta etapa na vida destes alunos. Desta forma, analisam-se as recomendações e boas práticas, quer nacionais quer internacionais, organizando-as nos cinco pontos que parecem ter um papel fundamental e garantidor de sucesso: desenvolvimento do estudante, participação do estudante, envolvimento da família, trabalho colaborativo e atributos e estrutura do programa. Por fim, identifica-se o papel do psicomotricista nas equipas das escolas e determina-se qual o contributo que este técnico poderá ter no sentido de melhorar as práticas pedagógicas já existentes. Artigo 2: A legislação atual que regula a educação especial em Portugal, desafia as escolas para se moldarem às exigências que o novo paradigma da escola inclusiva coloca. Este artigo apresenta como objetivo compreender qual a perceção que os pais e os professores de alunos a usufruir de um Plano Individual de Transição têm sobre as práticas atuais associadas ao processo de transição para a vida ativa de alunos com NEE, analisando a forma como as escolas estão a desenvolver e implementar todo este processo. De forma a concretizar este objetivo, foi elaborado especificamente um questionário para o estudo, com duas versões (pais e professores) e uma entrevista para professores que, após validação, foram aplicados a 2 professores e 8 pais de alunos que usufruíam do Plano Individual de Transição nas suas escolas. Os resultados obtidos permitiram verificar que, apesar das recomendações já começarem a surtir algum efeito, ainda há lugar para melhorar o sistema educativo no que diz respeito às respostas que dá a alunos com necessidades educativas especiais no seu processo de transição.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents