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Valor como co-criação : o caso SDV Portugal

Author(s): Batista, Sérgio Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6275

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Valor; Co-Criação; Interação; Relacionamento; Network; Serviço; Transporte/Logística; Value; Co-Creation; Interaction; Relationship; Network; Service; Transportation/logistics


Description

Mestrado em Marketing

A literatura tem procurado redefinir o Marketing de modo holístico, ajustado à prática, destacando-se a Service-Dominant Logic de Vargo e Lusch (2004), que tem evoluído, respondendo às críticas quanto à sua abstração. Para esta teoria, a co-criação de valor é um processo conjunto que assenta na interação. A Service Logic de Grönroos (2008) defende que esta lógica não se pode generalizar a todos os casos e o IMP Group enquadra a criação de valor, na interação, nos relacionamentos e redes de negócio. Este estudo de caso, através destas três teorias, explora como uma empresa fornecedora de Serviços de transporte/logística (co-)cria valor, no contexto das suas atividades, ofertas, relacionamentos e redes de negócio. A recolha de dados foi feita através de entrevistas não-estruturadas e concluiu-se que a interação, mais propriamente, a dinâmica e a variedade do portefólio de relacionamentos são essenciais para a (co-)criação de valor e para a trajetória de evolução da empresa.

The literature has been trying to redefine Marketing theory in a holistic way, adjusted to practice, with Service-Dominant Logic of Vargo & Lusch (2004), in the highlights. This theory has been evolving to cope the critics about its abstraction. It states that value co-creation is a joint process, founded on interaction. Grönroos’ (2008) Service Logic contends that this logic is not always applicable. The IMP Group frames value creation in interaction, business relationships and networks. This investigation is a case study and explores how a transportation/logistics supplier (co-)creates value in the context of its activities, offers, business relationships and networks. The data was collected through non-structured interviews. Main conclusions are: interactions and both dynamics and variety in relationship portfolio are crucial to the value (co-)creation and to path of evolution of the firm.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mota, João
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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