Document details

Plano de marketing para o Restaurante "O Policia"

Author(s): Jacinto, Mafalda Nascimento Miranda Correia

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6290

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Restauração; Plano de Marketing; Serviços; 7 P’s; Action Research; Restaurant; Restaurants Sector; Marketing Plan; Services


Description

Mestrado em Marketing

Este trabalho de projecto tem como objectivo redefinir a estratégia do restaurante “O Polícia” através da elaboração de um plano de marketing. “O Polícia” actua no mercado há mais de cem anos, mas tem vindo a debater-se nos últimos três anos com uma quebra crescente dos lucros. Neste projecto foi utilizada como metodologia o action research, procurando-se desenvolver um trabalho de pesquisa em ligação estreita com as actividades do restaurante, e ao mesmo tempo efectuando a recolha de dados primários e secundários. Aos clientes do restaurante foi aplicado um inquérito de qualidade com base no modelo de SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). E foram procedidas entrevistas semi-estruturadas e de carácter informal aos trabalhadores da empresa. Regra geral, concluiu-se níveis de satisfação positivos por parte dos clientes, chamando à atenção para a necessidade de restruturação de alguns tangíveis do restaurante, e também ao nível das relações públicas e gestão de clientes. Este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos factores mais prejudiciais do restaurante em termos financeiros. Para além disso torna-se necessário apostar cada vez mais no segmento turístico. A estratégia formulada neste planeamento de marketing prevê uma actividade intensiva ao nível do mix promocional, nomeadamente dos media online, em que “O Polícia” se pretende posicionar como um restaurante tradicional e de elevada qualidade, onde os sabores são centenários e originais. Por último, este planeamento de marketing vem demonstrar o potencial do sector de restauração, onde as actividades de marketing e comunicação muitas vezes se encontram ausentes, e são cada vez mais imprescindíveis.

The purpose of this project is to redefine the restaurant “O Polícia” (The Policeman) strategy, by building a marketing plan. “O Polícia” has been in the market for over one hundred years, but has been struggling in the last three years with the continuous decreasing of its profits. Action research was the leading methodology, as it was sought to develop an intimate work between the research itself and the restaurant own activities, at the same time gathering primary and secondary data. To the restaurant clients was applied a quality survey based on SERVQUAL model from Parasuraman, Zeithaml and Berry (1988). And there were also undertaken semi-structured and informal interviews to the restaurant staff. In a general manner, the results revealed positive levels of satisfaction from the clients, highlighting the necessity of some restructuration on physical evidence as well as in public relations and client’s management. This work has allowed the conclusion that the VAT (Value Added Tax) is one of the most prejudicial factors affecting the business financially. Nevertheless, it is increasingly important to invest on the touristic segment. The strategy formulated in this marketing plan expects an intensive activity mostly on the promotional mix, namely the online media, and aims to place “O Polícia” in the market as a traditional restaurant of high quality, where flavors are centenary and unique. Finally, this marketing planning demonstrates the enormous potential of the restaurants sector, where marketing and communication activities many times are absent, though they are extremely more and more essential nowadays.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Baptista, Maria Cristina Pinto
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents