Author(s): Belo, João Filipe Paulo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6291
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Action research; plano de marketing; marketing-mix; perfil do consumidor; marketing plan; consumer profile
Author(s): Belo, João Filipe Paulo
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6291
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Action research; plano de marketing; marketing-mix; perfil do consumidor; marketing plan; consumer profile
Mestrado em Marketing
A marca JANGA pretende elaborar processos de marketing a curto prazo através do planeamento das respectivas acções, onde este estudo será fundamental. O objectivo deste plano passa por identificar o perfil sociodemográfico e lifestyle do consumidor JANGA para que a empresa possa canalizar e melhorar o seu processo de marketing-mix. Trata-se de uma empresa portuguesa a actuar no sector dos desportos aquáticos e que está em fase de arranque nesse mesmo mercado, oferecendo produtos diferenciadores de óptima qualidade. Para efectuar as análises necessárias ao estudo, recorreu-se à metodologia Action Research, com recolha de dados primários através de inquéritos por questionário e dados secundários a nível do foro interno da empresa. Na prática, foram efectuadas análises externas e internas, definidos objectivos e estratégia de marketing, especificadas acções a tomar e estabelecido um plano de execução que contribua para o processo de expansão sustentada da marca.
The JANGA intends to produce marketing processes in the short term by planning their actions, where this study will be crucial. The aim of this plan is to identify the sociodemographic and lifestyle consumer profiles for the company, and improve the process of their marketing mix. JANGA is a Portuguese company acting in the sector of water sports and is starting up in the same market, offering differentiated products of excellent quality. To carry out necessary analyzes, we used the Action Research methodology, with primary data collection through surveys and secondary data at the internal level of the company. In practice, analyzes were carried out, external and internal marketing goals and strategies were defined. Further, specified actions to set an execution plan that contributes to the process of sustained expansion of the brand is presented.