Author(s):
Murta, Maria Paula Marques Teixeira da Costa
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6551
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): New Public Management; New Public Service; Whole of Government; Reforma; Mudança; Qualidade; Governação colaborativa ou Interoperabilidade organizacional; Collaborative Governance or Organizational interoperability; New Public Management; New Public Service; Whole of Government; Reform; Change; Quality
Description
Tese de Mestrado em Administração Pública
Desde o final da década 70, que os Governos têm vindo a encetar uma série de reformas, com o propósito de alterar o paradigma do modelo de gestão burocrática ou tradicional pelo modelo gestionário, assente nos princípios da NPM, a eficácia, a eficiência e a economia. A introdução destes princípios na governação, tem pressionado os Governos a promoverem reformas nas suas Administrações Públicas, para transformar as suas estruturas, os seus processos e procedimentos, mas acima de tudo a sua cultura, de modo a responder com maior eficácia às necessidades dos cidadãos. Contudo, a introdução da NPM na governação pública, tem levantado alguns problemas de fragmentação do setor público, com efeitos negativos no controlo e na coordenação das políticas e das organizações públicas. Em consequência têm emergido movimentos de reforma posteriores, de que salientamos o New Public Service (NPS) e o Whole of Government (WG), os quais aspiram à qualidade e à integração e coordenação entre organizações públicas e privadas, para dar respostas integradas às necessidade dos cidadãos. Através do Estudo de Caso Balcão Perdi a Carteira, que se constitui num exemplo de um novo paradigma de gestão pública, centrada na Governação Colaborativa para a prestação integrada de serviços públicos, tentaremos responder à questão de partida da nossa dissertação – Como foi possível a cooperação entre diferentes serviços públicos e um privado, para a disponibilização de um serviço integrado em balcão único, o Balcão Perdi a Carteira, na Loja do Cidadão de Lisboa Laranjeiras no ano 2007? – assentando a nossa análise no conceito de Recetividade, para compreender os fatores que explicam a complexidade da mudança organizacional.
Since the late '70s, that governments have been initiating a series of reforms, in order to change the paradigm of bureaucratic or traditional management model to managerial model based on the principles of NPM, the effectiveness, efficiency and economy. The introduction of these principles in governance, has pressed governments to promote reforms in their public administrations, to transform their structures, their processes and procedures, but above all their culture, so as to respond more effectively to the needs of citizens . However, the introduction of NPM in public governance, has raised some problems of fragmentation of the public sector, with negative effects on the control and coordination of policies and public organizations. Consequently reform movements have emerged later, that stress the New Public Service (NPS) and the Whole of Government (WG), which aspire to quality and the integration and coordination between public and private organizations, to provide integrated responses to the needs of citizens. Through the Case Study Balcão Perdi a Carteira, which is an example of a new paradigm of public management, focused on Collaborative Governance for integrated delivery of public services, we will try to answer the initial question of our thesis - How was it possible the cooperation between different public services and one private, for the provision of an integrated service in a one-stop mode, the Balcão Perdi a Carteira in the Lisbon Citizen Shop of Laranjeiras in the year 2007? - basing our analysis on the concept of receptivity to understand the factors that explain the complexity of organizational change.