Author(s):
Baptista, Maria Isabel da Costa Antunes Machado
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6600
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Autonomia; Avaliação; Cidadania; Educação sexual; Health Behaviour School-aged Children - HBSC; Prevenção; Promoção e educação para a saúde; Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde - RNEPS; Saúde escolar; Evaluation; Health promotion and education; National Network of Health Promoting Schools; School health; Sex education
Description
Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Educação para a Saúde
A presente dissertação tem por objeto de estudo os modelos de intervenção associados à Promoção e Educação para a saúde. A Promoção e Educação para a Saúde é um assunto com “alguma” tradição no meio escolar em Portugal. Assim, foi nossa intenção recuperar todas as formas de operacionalização desta matéria, centrando na Educação Sexual, através das diferentes instituições e referências legislativas e tendo por base a revisão de um quadro concetual na matéria. Salienta-se que a avaliação esteve sempre presente na operacionalização da PES. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: inquéritos/questionários no âmbito da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde, a avaliação feita pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES), as avaliações feitas pelo Ministério da Educação e o cruzamento destes, com os dados do estudo colaborativo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Health Behaviour School-aged Children (HBSC). Este exercício reporta-se ao período ocorrido entre 2000 e 2012, momento em que vários artigos/estudos foram produzidos e publicados em revistas de referência e que integram o corpo da dissertação. As conclusões vão no sentido de prescrever algumas estratégias de superação da descontinuidade verificada no processo da “Promoção e Educação para a Saúde – Educação sexual”, comparando o trabalho efetivado pelas escolas, mediado por uma estrutura do Ministério da Educação e Ciência (MEC), e a legislação recente do XIXº Governo Constitucional.
The present dissertation's object concerns the intervention models associated to Promotion and Education for Health (HPS). In Portugal, the Promotion and Education for Health is a subject with tradition in schools, particularly in the area of "Sex Education", an area on which we focus specifically. It was our intention, therefore, to retrieve all forms of implementation of this matter throughout the different institutions and legal references, and based both on the experience acquired and the revision of a Conceptual Framework on the matter. We call attention to the permanent assessment within HPS. Sundry instruments were used: Surveys/questionnaires, evaluation by the Working Group on Sexual Education, assessment made by the Ministry of Education and their cross-linking with data from the WHO's collaborative study on Health Behaviour of School-aged Children (HBSC). This study refers to the time span between 2000 and 2012, when several papers, integrating the body of the dissertation, were written and published in reference journals. Findings lead to prescribing some strategies to overcome the gap observed in the process of "Promotion and Education for Health", comparing the implementation of policies, mediated by a structure of the Ministry of Education and Science (MEC), and recent legislation from the XIX Constitutional Government.