Author(s):
Dias, Sofia Alexandra Rodrigues
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6821
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Nó-lugar; Intermodalidade; Estações ferroviárias; transportes; Node-place; intermodality; railway station; transport
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Arquitectura com Especialização em Urbanismo.
Este Projecto Final de Mestrado tem como tema central os interfaces de transportes, centrados nas estações ferroviárias, tendo em conta que estas albergam um meio de transporte bastante rápido e que pode ser utilizado em várias escalas. Nesse sentido, pretendeu-se compreender qual a forma mais eficaz de avaliar uma estação ferroviária, bem como a sua envolvente, de forma a elaborar uma requalificação e reestruturação adequada. Foi efectuada uma revisão de literatura com base na teoria de que a estação funciona como um nó mas também como um lugar na cidade, tendo sido possível identificar os critérios de concepção associado às duas funções. Através da aplicação desses critérios elaborou-se um projecto de intervenção na estação ferroviária do Pinhal Novo, integrando-se os diferentes modos de transporte no centro urbano e tendo sido possível verificar que os critérios apresentados relativamente à teoria “nó-lugar” serão os mais indicados para uma integração entre o planeamento de transportes e os usos do solo.
ABSTRACT: This Master thesis was built over transport interfaces theme, with a focus on railway stations as they are home to a mode of transport quite fast and that can be used at various scales. In order to understand the most effective way to evaluate a railway station and its surroundings and to prepare a proper retraining and restructuring, a literature review based on the theory that the station functions as a node but also as a place in the city, was made. It was possible to identify some specific design criteria associated with those two functions. By applying these criteria, an intervention in Pinhal Novo station was built, integrating different urban modes of transport. It was possible to verify that the criteria found in the theory " node - place " will be the most suitable for integration between transport planning and land use.