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A relação entre o papel dos sistemas de controlo de gestão, estratégia e performance das pequenas e médias empresas portuguesas do sector dos serviços

Author(s): Santos, Ana Sofia Ramos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6893

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Sistema de Controlo de Gestão; Levers of Control; Estratégia; Performance; Teoria da Contingência; Management Control Systems; Business Strategy; Contingency Theory


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

Tendo como referência a Teoria da Contingência (Jensen & Meckling, 1976) e os Levers of Control (Simons, 1994), a presente dissertação pretende analisar se as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Portuguesas do sector dos serviços com um determinado perfil de estratégia utilizam com maior ou menor intensidade os Sistemas de Controlo de Gestão (SCG) interactivos ou diagnósticos. Adicionalmente, o nosso estudo analisa se a performance empresarial está associada ao nível de utilização dos SCG e ao tipo de estratégia perseguida pelas empresas. Com base em dados recolhidos através de um questionário junto de 70 PMEs, nós utilizámos o método PLS-SEM para analisar empiricamente as nossas hipóteses. Os resultados sugerem que existe uma relação positiva entre a utilização de uma estratégia mista (através das prioridades estratégicas que conjugam características relacionadas com a estratégia de diferenciação do produto e liderança pelos custos) e a utilização mais intensiva dos SCG com papéis de diagnóstico e interactivos. A utilização mais intensiva de SCG interactivos está associada positivamente à performance organizacional, o que sugere um potencial ajuste entre a estratégia de negócio e os SCG interactivos poderá conduzir a uma performance superior. Porém, quando as empresas seguem uma estratégia de diferenciação do produto (onde têm como prioridades estratégicas o serviço ao cliente), esta tende a estar positivamente relacionada com a performance.

This research aims, according to Contingency Theory (Jensen & Meckling, 1976) and adopt Levers of Control (Simons, 1994), the present dissertation proposes to examine whether Small and Medium Enterprises (SMEs) Portuguese in the service sector, to a particular strategy profile, used with greater/lesser intensity the Management Control Systems (MCS) interactive or diagnostics. Additionally, our study analyzes the business performance is associated with the level of use of the MCS and the type of strategy pursued by companies. Based on data collected through a questionnaire with 70 SMEs, we used the PLS-SEM method to empirically analyze our hypotheses. The results suggest that there is a positive relationship between the use of a mixed strategy (through the strategic priorities that combine characteristics related to the product differentiation and cost leadership strategy) and more intensive use of MCS with diagnostic and interactive papers. The more intensive use of interactive MCS is positively associated with organizational performance, suggesting a potential fit between business strategy and interactive MCS could lead to a superior performance. However, when firms follow a product differentiation strategy (which have strategic priorities as customer service), this tends to be positively related to performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Samagaio, António
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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