Document details

Qualidade no desenvolvimento de sistemas de informação: análise de sistemas de informação

Author(s): Fernandes, Nuno Miguel Correia

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/691

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): qualidade; desenvolvimento de sistemas de informação; análise; levantamento de requisitos; especificação de requisitos; revisão de especificação; quality; development of information systems; analysis; requirements elicitation; requirements specification; revision of specification


Description

Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação

O crescente aumento de competitividade e exigência do cliente reforça a importância da qualidade, ao ponto de se tornar vital à sobrevivência das organizações responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas de informação e daquelas que os utilizam para competir no mercado. A qualidade deve ser analisada e gerida nas suas várias vertentes e de uma forma integrada. Destaca-se a qualidade organizacional, a qualidade do processo, a qualidade do produto (interna e externa) e a qualidade para o cliente. É importante no âmbito da qualidade do processo, precisar procedimentos e princípios para a qualidade na fase de análise, para que esta possa contribuir para a produção de sistemas de informação de qualidade (qualidade do produto) e que estes vão ao encontro das características de qualidade na óptica do cliente (qualidade para o cliente). São apresentadas sugestões para o desenvolvimento de um modelo de análise com mais qualidade. Foi aplicado um questionário a de gestores de projecto, com o intuíto de estabecer uma ligação entre qualidade na fase de análise e qualidade do produto (nos seus diversos parâmetros). Verificou-se a existência de evidência estatística de correlacção significativa e estabeleceu-se um quadro geral da qualidade nas suas diversas vertentes, junto das empresas inquiridas.

The present increase in competition and customer demand reinforces the importance of quality, to the extent of becoming vital to the survival of the organisations responsible for the development of information systems and of those which use them to compete in the market. Quality should be analysed and managed in its different aspects and in an integrated way. The organisational quality, the quality of the process, product quality (internal and external) and the quality for the customer are emphasized. As regards the quality of the process it is important to clarify procedures and principles for the quality in the phase of analysis, so that this one can contribute to the production of quality information systems (quality product) which meet the features of quality from the customer's view (quality for the customer). Some suggestions for the development of a high quality of analysis are presented. A survey was applied to project managers with the purpose of establishing a connection between quality in the phase of analysis and product quality (in its different sides). The existence of statistics evidence of significant correlation was determined and a general standard of the quality in its various sides was established, for the enterprises surveyed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Reis, António Palma dos
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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