Author(s):
Félix, Francisco Coimbra de Oliveira Domingues
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7035
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Facebook; redes sociais; compulsividade; dependência; dependência nas redes sociais; dependência do Facebook; smartphones; produtividade escolar; social networks; compulsivity; dependency; social networks dependency; dependency on Facebook; school productivity
Description
Mestrado em Marketing
O Facebook é utilizado por milhões de pessoas em Portugal. É um espaço de profusão de mensagens, que permite que os estudantes do ensino superior se relacionem, interajam e comuniquem entre si. É a maior rede social do mundo, e é utilizada diariamente pelos estudantes do ensino superior. No entanto os comportamentos destes últimos, relacionados com a frequência de utilização do Facebook podem evidenciar uma relação de dependência. Podendo esta relação trazer consequências negativas na vida social e escolar dos estudantes, analisou-se o nível de dependência do Facebook dos estudantes do ensino superior, e a sua relação com a produtividade escolar e posse de um Smartphone. A inclusão dos smartphones nesta investigação deve-se ao facto de haver cada vez mais estudantes do ensino superior com este objecto sendo que uma larga maioria utilizam-no para aceder ao Facebook. O smartphone pelas suas funcionalidades tornam o Facebook ainda mais ubíquo, e o seu acesso mais prático e tentador. Neste estudo foi possível inferir que há diferenças significativas no nível de dependência do Facebook dos estudantes do ensino superior que mais tempo acedem a esta rede social.
Facebook is used by millions of people in Portugal. It is a space for the profusion of messages and enables higher education students to relate, interact and communicate with each other. It is the biggest social network in the world used daily by higher education students, but whose behaviors related to the frequency of use of Facebook may show a relationship of dependency. This relationship may have negative consequences in social and school life. Therefore, was analyzed the level of dependence on Facebook of higher education students, and its relationship with school productivity and the possession of a Smartphone. The inclusion of smartphones in this investigation was due to the fact that more and more college students have this object and use it to access Facebook. The smartphone, because of its features make Facebook even more ubiquitous, and its access more convenient and tempting. In this study was possible to infer that there are significant differences in the level of dependence on Facebook of higher education students that use Facebook for more time.