Author(s):
Amorim, Daniela Cristina de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7313
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Centro de Dança Primeiro Ato; Crianças; Dança; Desenvolvimento infantil; Formação de bailarinos; Metodologia de dança; Professor de dança; Suely Machado
Description
Mestrado em Performance Artística / Dança
Esta pesquisa, caracterizada como estudo de caso, e com objetivo geral de analisar a metodologia de dança utilizada no curso infantil do Centro de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte, utilizou como instrumentos: entrevista semiestruturada (duas à Diretora do Centro de Dança, e uma a cada uma das 4 professoras do curso infantil); questionário semiaberto (aos pais dos alunos). Procedeu-se observação assistemática de 4 aulas do curso infantil, e análise documental da escola. Os dados foram recolhidos entre maio de 2013 e fevereiro de 2014, pelas necessidades que apareceram no decorrer da pesquisa. O tratamento dos dados foi através de medidas de tendência central e de dispersão, essencialmente pela análise de conteúdo. Conclui-se que a metodologia de dança analisada, no Primeiro Ato, é necessária neste ensino da dança, sendo alguns pontos principais: o plano metodológico, baseado nas fases do desenvolvimento da criança, adequado a cada idade. O professor qualificado, com sua individualidade valorizada, e a do aluno, pelo trabalho de consciência corporal, criatividade, expressividade, valorizando outras formas de arte. Os pais, cujo contato e acompanhamento, muito importante, são o maior elo entre o aluno e o professor. Após mais de 30 anos, a escola já formou muitos bailarinos que hoje dançam em Cia`s profissionais e estudam a dança em Universidades pelo Brasil.