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Orientações estratégicas como antecedentes da inovação do produto e da Performance das exportações

Author(s): Neves, Raquel Maria Delgado

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7539

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Orientação para o Mercado; Orientação para a Inovação; Aprendizagem Organizacional; Inovação do Produto; Performance das exportações; Market Orientation; Innovation Orientation; Learning Orientation; Product Innovation; Export Performance


Description

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

As orientações estratégicas são muitas vezes consideradas como um precursor da performance nas empresas. A identificação das estratégias que resultem numa performance superior é cada vez mais um desafio encarado pelas empresas que têm sido alvo de estudo (Chandler, 1960). As empresas podem ver nas atividades de exportação um meio para melhorar a performance global, diminuírem a dependência do mercado interno e se tornarem mais competitivas tanto internamente como nos mercados externos. O presente estudo pretende investigar a relação entre a orientação para o mercado e a orientação para a inovação com a inovação do produto através da aprendizagem organizacional, averiguando também o impacto que terão na performance das exportações, quer a nível económico quer a nível estratégico. O modelo conceptual proposto também avalia a influência de duas forças de mercado, nomeadamente, a turbulência tecnológica e a intensidade competitiva na inovação do produto. Para testar o modelo conceptual foram utilizados dados correspondentes a 112 respostas a um questionário obtido através de empresas exportadoras portuguesas de manufatura. Os resultados obtidos revelam uma influência positiva das orientações estratégicas na inovação do produto via a aprendizagem organizacional. A inovação do produto, por sua vez, contribui positivamente para a performance das exportações.

Strategic Orientations are often regarded as a precursor of performance in companies. The identification of strategies that result in superior performance is increasingly a challenge faced by companies that have been studied (Chandler, 1960). Companies can see in export activities a mean to improve overall performance, decrease domestic market dependence and become more competitive in domestic and foreign markets. This study aims to investigate the relationship between market orientation and innovation orientation with product innovation through organizational learning, also looking at the impact they will have on export performance, either economically or at strategic level. The proposed conceptual model also assesses the influence of two market forces, in particular technological turbulence and competitive intensity on product innovation. To test the conceptual model were used data corresponding to 112 responses to a questionnaire obtained by Portuguese manufacturing exporting companies. The results show a positive influence of strategic orientations on product innovation through organizational learning. Product innovation in turn contributes positively to export performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Graça Miranda
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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