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Preditores do turnover voluntário no comércio a retalho em centros comerciais: ...

Author(s): Peres, Marina Paula Beltran del Barco cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/786

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Centros comerciais; turnover voluntário; ganhos associados à saída; satisfação no trabalho; identidade profissional; Retail trade in shopping centres; voluntary employee turnover; costs and earnings of leaving; job satisfaction; professional identity


Description
Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações Tendo em consideração o elevado número de saídas por iniciativa do trabalhador que se registam nas lojas de centros comerciais e à luz das diversas teorias e investigações que têm sido desenvolvidas sobre o tema do turnover, o presente trabalho isola um conjunto de factores e propõe analisar a sua influência sobre os comportamentos de saída voluntária dos trabalhadores das lojas de centros comerciais. O modelo de análise definido contempla as seguintes variáveis: o mercado de trabalho - a percepção de alternativas e o tempo necessário para encontrar um novo emprego-, os custos ou ganhos associados à mudança, a satisfação no trabalho, a identificação profissional, o potencial motivador do trabalho desenvolvido e variáveis sócio-demográficas. Foi aplicado um questionário a 91 novos trabalhadores de lojas de vestuário, calçado e acessórios de insígnias internacionais localizadas na zona da Grande Lisboa, cuja última experiência profissional havia sido numa loja de centro comercial. Os resultados revelam que a decisão de sair voluntariamente de uma loja de centro comercial está associada à percepção da facilidade de encontrar um novo emprego, à obtenção de ganhos salariais e melhores oportunidades de desenvolvimento profissional com a mudança e ao baixo potencial motivador do trabalho exercido. As restantes variáveis consideradas não apresentaram uma relação significativa com o turnover. Voluntary turnover is high in shopping centres. This field study investigated the influence in exit behaviours of labour market perceptions - the number of alternatives and the amount of time to find a new job, gains of leaving the company, job satisfaction, the potential of job motivation, professional identity and personal variables, such as gender, age and education. 91 newcomers working in shopping centres shops in the Lisbon area answered a questionnaire about the last shop they had worked. The main drivers of voluntary turnover identified were: the ease of movement in terms of the short amount of time to find a new job, the earnings achieved with the change especially, salary gains and better professional development opportunities and the lower motivating work potential. The other variables considered were not significantly related to voluntary turnover.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Varanda, Marta Pedro
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