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"Comunicação de marcas em Angola : o caso da Seaside e da Salsa"

Author(s): Nascimento, Petra Lukidia Santana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8046

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Angola; Comunicação; Marcas; Internacionalização


Description

Dissertação de Mestrado em Comunicação Social

A comunicação é apontada como um dos principais factores para que uma marca ou empresa alcance o sucesso. No âmbito da sua internacionalização, as marcas procuram as melhores formas de impactar o seu público - alvo, podendo optar por uma comunicação estanda rdizada ou de nat ureza localizada . Esta Dissertação tem como objectivo principal perceber se as marcas internacionais, em especial as marcas portuguesas voltadas para o sector da moda, adaptam as suas estratégias de comunicação ao mercado angolano. As marcas escolhidas for am a Seaside e a Salsa , que operam no mercado angolano desde 2012. Este estudo recorreu à inventariação das campanhas de publicidade destas marcas em Angola e em Portugal em 2013/2014, à observação no interior das lojas das marcas, em ambos os países, pres tando especial atenção ao atendimento ao cliente, à decoração, à iluminação e ao som, e a reuniões de grupo com consumidores angolanos, para avaliar a sua compreensão e a gra do face à comunicação destas marcas. Os resultados indicam que as duas marcas ainda não adaptaram muito a sua comunicação ao mercado angolano, sendo que, do ponto de vista dos consumidores, tal opção parece revelar - se insuficiente em termos de notoriedade e diferenciação.

Communication is seen as a major factor for a brand or company to achieve success. In their internationalization strategies, brands seek the best ways to impact their target audiences, by choosing from standardized communication options (carrying out an ad aptation of strategies previously applied in the country of origin) or localized communication processes (which require the development of specific strategies for the target market). This dissertation aims to understand whether international brands, espec ially the brands specialyzed in fashion, adapt their communication strategies to the Angolan market. The brands chosen are Seaside and Salsa, which have been operating in the Angolan market since 20 12. This study was based in an inventory of these brands ́ advertisements in Angola and in Portugal in 2013/2014, a direct observation inside the brands ́ stores, in both countries, paying special attention to customer service, the decor, the lighting and sound, and focus groups with Angolan consumers to assess the ir understanding and satisfaction regarding the communication of these brands. Results point out that both brands have not adapted most of their communication to the Angolan market, even if, from the consumers ́ viewpoint, such option might be insuficient for generating awareness and differentiation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Raquel Barbosa
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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