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Economia comportamental aplicada a dívidas ao estado : o caso das contraordenações rodoviárias

Author(s): Pinto, Carina Isabel Coelho

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8151

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Economia Comportamental; Normas Sociais; Linguagem; Confiança Institucional; Confiança Interpessoal; Segurança Rodoviária; Políticas Públicas; Behavioural Economics; Social Norms; Language; Institutional Trust; Interpersonal Trust; Road Safety; Public Policies


Description

Mestrado em Economia e Políticas Públicas

O presente trabalho de investigação visa analisar a aplicabilidade de princípios da economia comportamental à área da segurança rodoviária. Considerando que, a aplicação de coimas visa reforçar o efeito disciplinador da fiscalização e dissuadir práticas de condução negligentes, que colocam em causa a segurança rodoviária, importa garantir que o seu efeito não é diminuído por uma elevada taxa de incumprimento no pagamento. Nesse sentido, o presente trabalho pretende analisar, em contexto real, e através do envio de cartas diferenciadas, a aplicação de novas abordagens baseadas no papel das normas sociais, simplificação da linguagem, saliência de informação chave e apelos à responsabilidade cívica, a partir de uma amostra de infratores em situação de incumprimento pelo não pagamento voluntário de coimas por contraordenações rodoviárias. Os resultados sugerem um efeito significativo no pagamento de coimas consequente da receção de carta versus não receção de carta, contudo não se observam diferenças estatisticamente significativas em função do conteúdo diferenciado das cartas. Várias hipóteses explicativas são apresentadas. Em particular, os resultados parecem apoiar o argumento de que os comportamentos se adaptam ao contexto institucional e cultural em que os indivíduos estão inseridos.

The present study aims to analyse the applicability of behavioural economics principles to road safety. Considering that the application of traffic fines aims to reinforce the disciplinary effect of control and to dissuade negligent driving practices that jeopardize road safety, it is important to ensure that its effect is not diminished by a high rate of non-payment. In this sense, the present study aims to analyse, in natural context, and by mailing differentiated letters, the applicability of new approaches based on social norms, simplification of the language, salience of key information, and appeals to civic responsibility, using a sample composed by offenders in default by non-payment of their traffic ticket. Collected data suggest a significant effect on payment as a result of having received a letter versus not having received a letter. Notwithstanding, no statistically significant differences were observed as a result of the differentiated content of the letters. Several explanatory hypotheses are presented. In particular, the results seem to support the argument that behaviours adapt to the institutional and cultural context in which individuals are embedded.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Paulo Trigo
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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