Author(s):
Duque, Carolina de Albuquerque Ribeiro
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8365
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Sistema de incentivos; PMEs portuguesas; Ciclo de vida; Estratégias empresariais; incentive systems; Portuguese SMEs; life cycle; Business Strategies
Description
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Apesar da importância que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm na economia portuguesa, devido às especificidades únicas e à importância social e económica que estas apresentam, a investigação deste tipo de empresas tem sido escassa por parte da literatura da contabilidade de gestão. O presente estudo tem como foco analisar o peso dos incentivos de acordo com a estratégia adoptada pelas empresas e a fase do ciclo de vida em que as mesmas se encontram. Para a realização do estudo foram usados dados resultantes de um questionário realizado a uma amostra de 2634 PMEs portuguesas. Neste sentido, analisou-se individualmente o impacto das variáveis explicativas - ciclo de vida e estratégia, na utilização dos incentivos e posteriormente fez-se a análise conjunta das variáveis. Os resultados mostram que, quando as organizações empresariais implementam estratégias de diferenciação pelo custo, a utilização de sistemas de incentivos tendem a ser maior. Pelo contrário, o ciclo de vida está negativamente relacionado com a utilização de incentivos por parte das PMEs.
Besides the importance of small and medium enterprises (SMEs) has in the Portuguese economy, due to the unique specificities and the social and economic relevance which these show, the investigation on this kind of companies has been scarce from the literature of management accounting. The main focus of the study is to analyze the weight of the incentive systems according with the strategy adopted by the companies and the life-cycle stage those are found. Data resulting from a sample of 2634 Portuguese SMEs was used for this study. Therefore the explained variables were analyzed individual-life cycle and strategy used, in the utilization of incentives and the conjunctive analysis of those variables was made afterward. The results shot that, when the business organizations implement new strategies of differentiation by cost, the utilization of incentive systems tend to be bigger. On the other hand, the life cycle is negatively related with the utilization of incentives from SMEs side.