Document details

Práticas, contextos e materiais dos psicomotricistas portugueses.

Author(s): Martins, Ana Lídia Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8696

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Características dos materiais de intervenção; Classificação de materiais; Construção de materiais; Exemplos de materiais; Intervenção psicomotora; Organização de materiais; Psicomotricidade; Psicomotricidade em meio aquático; Psicomotricidade em meio escolar


Description

Mestrado em Reabilitação Psicomotora

Artigo 1: Contextos, Recursos e Materiais da intervenção psicomotora: Revisão de literatura - O presente artigo aborda a psicomotricidade como profissão e respetivas caraterísticas da prática psicomotora, tendo como principal objetivo abordar os contextos, recursos e materiais utilizados e construídos pelos profissionais, realizando uma revisão bibliográfica entre autores da área da psicomotricidade. Para o propósito indicado são dados exemplos concretos da intervenção em contexto escolar e aquático, caraterizando-se os objetivos, as estratégias utilização, a gestão espácio-temporal da sessão, bem como os recursos materiais utilizados nas sessões, reunindo cinco tipos diferentes de classificação de materiais de acordo com: (a) propriedades intrínsecas dos objetos; (b) funções dos objetos; (c) atividades desenvolvidas; (d) objetivos da intervenção; e (d) outros sistemas. Artigo 2: Estudo sobre as Práticas, Recursos e Materiais utilizados na prática dos Psicomotricistas Portugueses - O presente estudo aborda a temática dos materiais utilizados na intervenção psicomotora, tema pouco emergente na literatura, com base na aplicação de um questionário a uma amostra de 72 psicomotricistas portugueses. Em análise colocam-se quatro grupos de variáveis: formação e experiência profissional da amostra; caraterísticas da prática profissional, nomeadamente os âmbitos, contextos, população-alvo e espaços; recursos materiais, fatores de escolha e utilização; materiais construídos segundo um sistema de classificação por objetivos da intervenção. Os resultados recolhidos situam materiais com propósitos de estimulação cognitiva, noção do corpo, estimulação sensorial, motricidade global e fina, contendo ainda exemplos de objetos ao nível das competências pessoais e sociais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents