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Plano de negócio para um projecto de venda no segmento doméstico de equipamento de refrigeração de água

Author(s): Reis, Bernardo Maria da Silva Menezes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/8856

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): máquina; dispensador de água; projecto; concorrentes; análise de mercado; estratégia; marketing-mix; machine; watercooler; business plan; competitors; market analysis; strategy


Description

Mestrado em Ciências Empresariais

O produto analisado consiste numa máquina dispensadora de água, directamente ligada à rede doméstica e que é capaz de dispensar a quantidade que se queira de água fria, a ferver ou à temperatura normal. Este projecto destina-se a cumprir a necessidade de satisfazer a sede sem ter que carregar quilos e quilos de garrafões, de cozinhar sem perder tempo que a água aqueça ou a de escolher a temperatura a que se bebe água. Existem diversos concorrentes indirectos que, de várias formas diferentes, são capazes de satisfazer a mesma necessidade. Contudo, como este é um serviço novo, apenas a Nestlé Waters Direct comercializa este produto constituindo, assim, o único concorrente directo da marca. A principal estratégia a implementar nesta indústria vai ser a diferenciação através da satisfação de insights do consumidor, tais como o facto de esta máquina ser uma multifunções e que se paga a si própria passado pouco tempo de utilização. O objectivo da marca vai ser a satisfação das necessidades do seu taget - jovens famílias de classes alta e média-alta. A estrutura organizacional deste serviço vai estar dividida em quatro departamentos: técnico, comercial, pós-venda e financeiro. A análise financeira demonstrou que o projecto é ambicioso mas, ao mesmo tempo, indicou que tem grandes oportunidades de gerar retorno aos investidores. De entre as outras projecções financeiras, o Valor Actualizado Líquido em particular mostra a atractividade deste negócio, como irá ser descrito no plano financeiro.

The analyzed product consists in a water dispensing machine, directly connected to the home network and that is capable of dispensing the wanted amount of cold water, boiling or normal temperature. This project is intended to meet the need to satisfy thirst without having to carry tons and tons of bottles, cooking without wasting time for water to heat or to choose the temperature at which one drinks water. There are several indirect competitors that are able to satisfy the same need, in many different forms. However, as this is a new service, only Nestle Waters Direct sells this product and is thus the only direct competitor brand. The main strategy to implement in this industry will be the differentiation through the satisfaction of consumer insights, such as the fact that this machine is a multifunction and that will be payed self-payed after a short time period of use. The purpose of the brand will be meeting the needs of its taget - young families of high and medium-high classes. The organizational structure of this service will be split between four diferente departments: technical, commercial, after-sales and financial. The financial analysis showed that the project is ambitious but at the same time it indicates that has great opportunities to generate returns for investors. Among other financial projections, the Net Present Value in particular shows the attractiveness of this business, as will be described in the financial plan.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Crespo, Nuno; Matos, Pedro Verga
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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