Author(s): Bartolomeu, Bruno Miguel Pires
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/9008
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Design Thinking; Design; Inovação; Gestão; Management; Innovation
Author(s): Bartolomeu, Bruno Miguel Pires
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/9008
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Design Thinking; Design; Inovação; Gestão; Management; Innovation
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
O design thinking tem sido apresentado, em termos (inter)nacionais, como uma filosofia revolucionária, na medida em que centra o processo criativo e de resolução de problemas no ser humano, e conjuga com esta visão humanista uma vertente de gestão empresarial estratégica essencial no contexto económico atual. Tendo em conta a importância crescente deste processo, o presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) desenvolve um estudo de caso, exploratório, sobre a aplicabilidade da filosofia de design thinking no contexto nacional, e mais especificamente na empresa Novabase. Desta forma, a primeira parte deste TFM incide sobre a revisão da literatura da especialidade, num primeiro momento com incidência na caracterização, definição e evolução histórica do conceito de design thinking, para em seguida explorar as (des)vantagens, e potenciais riscos deste processo. Expomos ainda algumas metodologias de aplicação prática desta filosofia, e terminamos o segundo capítulo apresentando o caso de sucesso internacional da IDEO. Em termos metodológicos optamos por realizar um estudo de caso, de cariz exploratório, recorrendo à análise documental, e à análise de uma entrevista realizada, no âmbito deste TFM, ao atual ?Head of Business Design? da Novabase. A parte final deste TFM é dedicada à análise dos diversos elementos existentes (com especial incidência na entrevista), assim como à conclusão, onde sintetizamos as principais linhas orientadoras para a implementação de uma filosofia design thinking. Concluímos com limitações encontradas e recomendações para intervenções e estudos futuros.
The design thinking has been presented, internationally, as a revolutionary philosophy, because it focuses the creative, and problem solving, process in the human being, and combines this humanist vision with an strategic corporate management, essential in the current economic context. Taking into account the growing importance of this process, our "Trabalho Final de Mestrado" (TFM) conducts an exploratory study on the applicability of the design thinking philosophy in the Portuguese national context, and more specifically in "Novabase". In this fashion, the first part of this TFM focuses on the literature review, at first focusing on characterization, definition and historical evolution of the concept of design thinking, exploring then the (dis) advantages, and potential risks of this process. We expose some of the practical application of this philosophy, and we finished the second chapter displaying the international success story of IDEO. Methodologically, we chose to perform an exploratory study, using the document analysis, and the analysis of an interview conducted in the context of this TFM, to the current Novabase Head of Business Design. The final part of this TFM is dedicated to the analysis of the various existing elements (with a special focus on the interview), as well as the conclusion, where we captured the main guidelines for the implementation of a design thinking philosophy. We conclude with the limitations encountered, and with the recommendations for future studies