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Atitudes face ao dinheiro, compra por impulso, compra compulsiva e materialismo numa amostra de jovens consumidores

Author(s): Carvalho, Sara Margarida Martins de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/9102

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): atitudes face ao dinheiro; compra compulsiva; compra por impulso; jovens consumidores; materialismo; compulsive buying; impulse buying; materialism; money attitudes; young consumers


Description

Mestrado em Marketing

Com a emergência de uma cultura global de consumo, o dinheiro passou a assumir um papel cada vez mais importante na vida das pessoas. É evidente que pessoas diferentes desenvolvem diferentes atitudes e comportamentos relativamente ao dinheiro. Torna-se essencial compreender as atitudes dos jovens consumidores face ao dinheiro, uma vez que essas atitudes motivam e influenciam os seus comportamentos de compra. O presente estudo teve como objetivo principal compreender as atitudes dos jovens consumidores face ao dinheiro e como é que essas atitudes influenciam o seu comportamento de compra. Este estudo visa também investigar a associação entre as variáveis sociodemográficas e as atitudes face ao dinheiro, compra por impulso, compra compulsiva e materialismo. Foi realizada uma investigação quantitativa de carácter descritivo, utilizando-se o inquérito por questionário (formato online) como forma de recolha de dados, sendo a amostra constituída por 290 jovens consumidores, com idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos de idade. Numa primeira análise, e no que diz respeito às variáveis sociodemográficas, constatou-se que existe associação estatisticamente significativa entre a variável sexo e as variáveis poder e prestígio, compra por impulso e materialismo; entre a variável grau de instrução e a variável retenção/poupança; e, por fim, entre a variável rendimento e a compra por impulso. Os resultados, demonstraram também que as quatro dimensões da Escala de Atitudes Face ao Dinheiro se relacionam com a compra por impulso, compra compulsiva e materialismo, quer positiva quer inversamente. Por fim, verificou-se uma boa adequabilidade e fiabilidade das escalas utilizadas.

With the emergence of a worldwide consumer culture, money has assumed an increasingly important role in people's lives. Clearly, different people develop different attitudes and behaviors towards money. Therefore, it is essential to understand consumers' attitudes towards money, since their attitudes generate and influence their buying behavior. The main purpose of this study is to understand young consumers' attitudes towards money and how these attitudes influence their buying behavior. Also, this study aims to investigate relationships between sociodemographic variables and attitudes towards money, impulse buying, compulsive buying and materialism. A quantitative research with a descriptive approach has been undertaken, using an online survey to collect data, with a 290 young consumers sample (ages between 18 and 33). A first analysis of the sociodemographic variables has clearly shown that there is a statistically significant relationship between gender and power-prestige, impulse buying and materialism; between education and retention-time; and also between income and impulse buying. The results also show that the four dimensions of the Money Attitude Scale are related to impulse buying, compulsive buying and materialism. Finally, it may also be surmised that the scales used in the study showed good suitability and reliability levels.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brochado, Fernando Oliveira
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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