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Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri: cotidiano, saberes, fazeres e ...

Author(s): Isabelle de Luna Alencar Noronha

Date: 2008

Origin: OASIS br

Subject(s): Non-formal education; Patrimônio Cultural; Casa Grande Foundation; cultural patrimony; EDUCACAO; Educação não-formal; Fundação Casa Grande


Description
A presente pesquisa discute as práticas educativas da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, uma organização não-governamental - ONG, que trabalha com educação, comunicação, arte e cultura no interior do estado do Ceará. Compõe-se de um estudo bibliográfico e etnográfico, tendo por referencial teórico-metodológico a História Oral. No decorrer desse trabalho, procurou-se entender como uma ONG, que tem por peculiaridade o fato de ser gerida por crianças, adolescentes e jovens protagonistas dos processos de ensino e de aprendizagem que desenvolvem, conseguiu, ao longo de seus quinze anos de existência, constituir-se como um consistente projeto educativo, atraindo para si os olhares do mundo. Para tanto, foi necessária uma incursão no complexo mundo das ONGs e também nas políticas nacionais e estaduais de incentivo à cultura. Localizamos as interfaces da educação não-formal na Fundação Casa Grande, com a educação patrimonial, posto que a ONG trabalha com a cultura local, pesquisando, valorizando e cuidando da arqueologia da região do Cariri Cearense. A educação patrimonial presente nos saberes e fazeres cotidianos da Fundação Casa Grande propicia aos meninos e meninas o desenvolvimento de um sentimento de pertença que, ao longo de suas vidas, pode se traduzir em práticas de cidadania consciente e atuante na preservação do patrimônio material e imaterial na região do Cariri cearense. The following research paper discusses the educational practices of Casa Grande Foundation Homem Kariri Memorial, a NGO that works with education, communication, art and culture in the countryside of Ceará State. It consists of a bibliographical and ethnographical study, whose theoretical-methodological referential is the Oral History. During this work, it was searched to understand how a NGO, like Casa Grande Foundation, which is known for the fact that is managed by children, teenagers and young, who are protagonists of their teaching and learning processes, got the success as a consistent educational project, attracting the eyes of the world for it, over its fifteen years of existence. For this, an incursion was necessary in the complex world of NGOs and in the national and state policies of incentive to culture. We locate the interfaces of non-formal education in Casa Grande Foundation, with the patrimonial education, because it works with the local culture through researches, valorization and caring of Cariri Region Archeology, in Ceará. The patrimonial education in the everyday Casa Grande Foundations knowledge and creations propitiate the development in boys and girls the feeling of making part a place, which can be reflected in practices of conscious and active citizenship for the preservation of immaterial and material patrimony in Cariri Region, Ceará, throughout their lives.
Document Type Other
Editor(s) Cláudia Engler Cury
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