Document details

Diagnóstico ambiental no universo escolar voltado para a certificação ISO 14001

Author(s): Regina Crosara

Date: 2009

Origin: OASIS br

Subject(s): ISO 14001; School universe; Environmental diagnosis; Norma ISO 14001; Universo escolar; Diagnóstico ambiental; Certificação ambiental; ENGENHARIA CIVIL; Gestão ambiental; Educação ambiental; Environmental management; Environmental certification


Description
Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa-quantitativa que se caracterizou como um estudo de caso feito em uma instituição de Educação Básica, a Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa (EEPJIS), localizada no município de Uberlândia MG. Enquanto espaço de relações sociais, culturais, pessoais e ambientais, a instituição escolar é o local ideal para se obter, através de exemplos, as mudanças de comportamento tão almejadas pela nossa sociedade. Há pretensão de se estabelecer um precedente a partir desta proposta de trabalho, com a realização do diagnóstico do ambiente escolar e de sua preparação para a obtenção da certificação ISO 14001, pois não há conhecimento de nenhum credenciamento por esta norma, no âmbito de instituições escolares de Educação Básica. Outra pretensão desta pesquisa é a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que visa a uma política ambiental e o estabelecimento de objetivos e metas para um futuro aperfeiçoamento, melhorando, dessa forma, o desempenho ambiental geral. Os diagnósticos realizados na EEPJIS consideraram o consumo de água, o consumo de energia, os alimentos consumidos, os resíduos sólidos produzidos, as quantidades dos mesmos, o destino final desses resíduos, as áreas arborizadas ou não e as áreas impermeáveis e permeáveis. Vários programas foram apresentados, os quais, ao serem utilizados, irão otimizar o uso dos recursos naturais na escola. Com a proposição de um SGA, uma Política Ambiental com metas físicas e temporais apresentará atribuições de ações e fiscalização a serem realizadas pelos próprios integrantes da comunidade escolar. In this work was carried out a qualitative-quantitative research which is characterized as a case study, it was done at an institution of Basic Education, the State School Professor José Ignácio de Sousa (EEPJIS), located in Uberlândia MG. As it is an area of social relations, cultural, personal and environmental, the school is the place to obtain, through examples, changes in behavior so desired by our society. We wish to establish a precedent from this work proposal, carrying out the diagnosis of school environmental and their preparation to obtain the ISO 14001 certification, since there is not any accreditation by this standard in schools of Basic Education. Another intention of this research is the implementation of an Environmental Management System (EMS) for an environmental policy and the establishment of objectives and goals for future improvement, thereby improving the overall environmental performance. The diagnoses made in EEPJIS weight up the water consumption, energy consumption, food consumed, the solid waste produced and the quantity of this, the final destination of this waste, or the wooded or not areas and the impervious and permeability areas. Several programs were presented which will optimize the use of the natural resources of school as the programs are introduced. As the EMS was proposed, the Environmental Policy with physical and temporal targets will show actions and inspections to be taken by the own members of the community.
Document Type Other
Editor(s) José Eduardo Alamy Filho; Ana Luiza Ferreira Campos Maragno; Suely Regina Del Grossi
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia