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A reforma educacional de Minas Gerais : a implementação da autonomia escolar

Author(s): Maria Jose Marinho de Mattos

Date: 1999

Origin: OASIS br

Subject(s): Educação e estado; Reforma do ensino


Description
Este estudo avalia o processo de implementação da reforma educativa implementada nas escolas estaduais de Minas Gerais, visando promover a autonomia escolar e melhorar a qualidade do ensino. O estudo teve como objetivo avaliar o processo de implementação dos programas identificando as dificuldades enfrentadas pelas instituições escolares, bem como aferindo o grau de autonomia alcançado pelas escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Baseando-se nos resultados dos estudos teóricos e empíricos, realizou-se um estudo geral dos programas implementados por esta política educacional iniciada em 1991, priorizando a avaliação de dados referentes ao ano de 1998, no que diz respeito às dificuldades e facilidades do processo e, o grau de autonomia administrativa, financeira e pedagógica alcançado pelas escolas. (...continua) This study evaluates the implementation process of the educational reformulation that was made in the state schools of Minas Gerais State. It intends to promote the school autonomy and the improvement of the teaching quality. The study had as its aim to evaluate the implementation process of the programs identifying the institution difficulties, as well as benefiting the autonomy degree that was reached by the state schools which are under control of the Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, in the south of Minas Gerais. Concerning the results of the theoretical and empiric studies, it was done a general study on the programs that were implemented by this educational policy which began in 1991, giving particular attention to the evaluation of data regarding the year of 1998, considering the difficulties and facilities of the process and, the degree of administrative, financial and pedagogical autonomy that was reached by the schools. (...continue)
Document Type Other
Editor(s) José Roberto Rus Perez
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