Document details

Os bastidores de um estudo etnográfico : trilhando os caminhos teórico-empírico...

Author(s): Flores-Pereira, Maria Tereza ; Cavedon, Neusa Rolita

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/21296

Origin: OASIS br

Subject(s): Ethnography; Cultura organizacional; Ambiente organizacional; Organizational culture; Construção do conhecimento; Body; Antropologia do corpo; Embodiment; Linguagem corporal; Bookstore; Shopping mall; Identidade organizacional; Subjetividade; Análise organizacional; Estudos organizacionais


Description
No presente artigo, procura-se evidenciar a construção do conhecimento administrativo mediante utilização do método etnográfico. O enfoque dado privilegiou os bastidores de uma pesquisa etnográfica, os processos de escolha, a inserção e a saída do campo. Permeando a descrição desses processos estão as vivências de estranhamento, de familiaridade e de desconstrução da pesquisadora. A trajetória de uma das autoras deste artigo é relatada com o intuito de auxiliar outros pesquisadores, que optarem pela realização de estudos etnográficos na área de Administração, a compreender o passo a passo do processo investigativo. Além da familiarização de outros pesquisadores em Administração com o método etnográfico, a produção deste artigo também teve como objetivo destacar a importância de se considerar os corpos do pesquisado e do pesquisador como sujeito criador de conhecimento na temática da cultura organizacional. This paper aims at exploring how the knowledge on organizations can be constructed through the ethnographic method. The focus of this work is the backstage of an ethnographic research, the process through which the choices, the insertion and the farewell of the research field were made. Intertwined with the description of the processes, the experiences of strangeness, familiarity and deconstruction of the researcher are also presented. The trajectory of one of the authors of this paper is included in the work in order to help other researchers, who choose to use the ethnographic method in Management studies, to understand the investigative process step by step. In addition to that, this paper also presents the analysis of the importance of considering the body of the researched and researcher as a subject that creates knowledge for the thematic or organizational culture.
Document Type Other
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents