Document details

Roda de conversa e resolução de conflitos na educação infantil

Author(s): Flores, Sabrina Bezerra

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10183/27401

Origin: OASIS br

Subject(s): Educação infantil; Conflito


Description
O presente trabalho de conclusão de curso, que teve Vygotsky e Warschauer como principais aportes teóricos, trata de reflexões referentes à prática pedagógica realizada com uma turma de Educação Infantil, composta por crianças de quatro e cinco anos. A partir das necessidades daquele grupo específico, no qual realizei o estágio curricular obrigatório, e das minhas observações, construí planejamento e prática docente, com foco na Roda de Conversa. A Roda foi utilizada como objetivo – aprender a conversar - e como objeto – para aprender sobre o que é significativo. Durante minhas ponderações, questões mais profundas apareceram, levando meu olhar para além dos limites da educação infantil, ou seja, incluindo a vida escolar das crianças e sua vida adulta. Estes questionamentos visam a pensar sobre a importância de aprendermos desde cedo a nos comunicarmos com palavras, aprendermos a controlar nossos impulsos por vezes agressivos, aprendemos a nos manifestar, posicionar e expressar sentimentos. Os achados parciais indicam que a Roda de Conversa pode ser um grande auxiliar no desenvolvimento infantil.
Document Type Other
Editor(s) Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia