Document details

A estética do olhar: o ensino da fotografia sob o prisma do pensamento complexo.

Author(s): Nancely Cândida Vieira

Date: 2006

Origin: OASIS br

Subject(s): Ensino da fotografia; Complexidade; Complexity; Postmodernity; Pós-modernidade; Education; Educação; EDUCACAO; Photography education


Description
O objetivo desta dissertação é discutir o ensino da Fotografia dentro da disciplina de Educação Artística como conteúdo programático. Pretende oferecer argumentos ou subsídios para mostrar que a fotografia, além de enriquecer, de forma significativa, o currículo do Ensino Médio, pode estimular a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do sujeito. O embasamento teórico parte do enfoque do pensamento complexo, sob a visão do epistemólogo Edgar Morin, que propõe a reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar. A teoria da complexidade contribuirá para apresentar a importância das artes na construção do sujeito que é homo complexus, além de estabelecer as relações e interligações entre arte fotográfica, complexidade e educação, considerando o todo e as partes da concepção da imagem. No que tange a fotografia, o presente estudo embasa-se também no pensamento de Boris Kossoy, voltado principalmente aos estudos teóricos e estéticos da arte fotográfica, às pesquisas históricas e sociais através de sua iconografia e à investigação da história da Fotografia no Brasil e na América Latina. Este embasamento contribuirá para o desenvolvimento do estudo sobre a importância do ensino da Fotografia considerando a relação entre cotidiano e história e a significativa presença efetiva do aluno que ora é produto e ora é produtor de sua realidade diante da concepção fotográfica. This assignment aims to discuss the teaching of photography as part of the Artistic Education matter content. It intends to offer arguments or subsidies to show that the photography, besides enriching, significantly, the contents of high school, can stimulate the communication, creativity and development of the critical spirit of the subject. Its theoretical research is based on the complex thought in the light of the epistemologo Edgar Morin, who considers that the way one thinks can be changed by means of transdiscipline education. The theory of the complexity will contribute to emphasize the importance of the arts in the self-improvement of the student that is homo complexus, besides establishing the relations and interconnections between photographic art, complexity and education, considering the whole and the parts of the image conception. In regard to the photography itself this piece of work is based also on the knowledge and experience of Boris Kossoy towards mainly the theory and esthetics of the photographic art, the historical and social research through its iconography and to the inquiry of the history of the photograph in Brazil and Latin America. All this bases and aspects will contribute to the development of the study on the importance of the photography teaching, considering the relation between daily and history and the effective and significant presence of the pupil whos sometimes the product and sometimes the producer of his reality before the photographic conception.
Document Type Other
Editor(s) José J. Queiróz; Boris Kossoy; Izabel Cristina Petraglia
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia