Author(s):
Dias, Tânia Patricia Costa
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/204
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Psicomotricidade; Bateria de observação psicomotora; Linguagem; Perturbação específica do desenvolvimento da linguagem; Dislexia
Description
Trabalho de projecto final apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor
Projectando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as actuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo conceptual. No presente trabalho pretendeu-se traçar o perfil psicomotor (através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora) de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia bem como correlacioná-lo com os perfis cognitivo e linguístico. Os resultados obtidos neste estudo corroboram os dados da escassa literatura na respectiva temática, demonstrando claramente uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem, visto que as crianças com este tipo de patologia linguística podem apresentar alterações no seu perfil psicomotor. Sensibilizar técnicos e professores para a necessidade uma intervenção multidisciplinar de linguagem e psicomotricidade, apresenta-se como uma resposta essencial no processo de aprendizagem destas crianças.