Document details

A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal

Author(s): Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/600

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Iniciação em violino; Método Suzuki; Ensino artístico especializado; Ensino público; Ensino particular e cooperativo; Música


Description

Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.

A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents