Document details

A cidade do saber: estudo do património artístico integrado nos edifícios projectados pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária de Lisboa, (1934-1961)

Author(s): Pascoal, Ana Mehnert

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/3719

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Monteiro, Porfírio Pardal, 1897-1957; Arquitectura pública - Portugal - séc.20; Artes e política; Património cultural - Lisboa (Portugal); Cidade universitária (Lisboa, Portugal); Teses de mestrado - 2011


Description

Tese de mestrado, Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011

Na presente dissertação é abordado o “núcleo fundador” da Cidade Universitária de Lisboa, planificado pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, nas suas vertentes construtiva e decorativa, visando uma compreensão do seu espírito orientador global. A par de um entendimento acerca da existência material da Universidade de Lisboa desde a sua fundação em 1911, atenta-se na acção levada a cabo pela I República no que toca a medidas encetadas para prover uma instalação condigna às recém-criadas Faculdades. São evidenciados os edifícios universitários cuja premência construtiva foi assumida como indiscutível praticamente desde a sua instituição, simultaneamente ao novo Hospital Escolar: Reitoria e Faculdades de Direito e de Letras. Analisa-se o aparecimento destes equipamentos pedagógicos, pretendidos modernos e compassados com a produção estrangeira, no seio das obras públicas patrocinadas pelo Estado Novo; atendendo ao cenário político-económico, procura-se descortinar o moroso processo projecção e edificação do complexo. É objectivo deste trabalho, concomitantemente, estudar de forma concertada o património artístico integrado nos três edifícios supracitados. São consideradas as funções e as conotações atribuídas pelo regime às artes plásticas, bem como o desenlace das encomendas oficiais sob o Ministério das Obras Públicas, procurando deste modo assimilar os artistas intervenientes, o papel e os significados das obras artísticas integradas na Cidade Universitária de Lisboa.

Abstract: This research approaches the “founder core” of the University City of Lisbon planed by the Architect Porfírio Pardal Monteiro, concerning its constructive and decorative aspects in order to comprehend the global orienting spirit of the ensemble. Taking the material existence of the University of Lisbon since its foundation in 1911 into account, the focus is made on the action of the “I República”, " understand the measures undertaken until 1926 for the purpose of promoting a condign installation for the new Faculties. The Rectorate and the Faculties of Law and of Letters, simultaneously to the new School Hospital, were the university buildings where the construction was considered the most urgent practically since their establishment. The appearing of these equipments, which were desired as modern buildings according to the foreign examples, is regarded within the public equipment building process sponsored by the “Estado Novo”. By analysing the political and economical scenario during this period, it is intended to disclose the slowness that defined the projection and the construction of these buildings. In addition, the aim of this research is to study the artistic patrimony integrated in the three above-mentioned buildings. In order to assimilate the intervening artists, as well as the role and the meanings of the works of art integrated in the University City of Lisbon, the reflection concerns the way the political regime understood, financed and attributed functions to the fine arts, and the outcome of the official orders sponsored by the Public Equipment Ministry.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Clara Moura,1974-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents