Author(s):
Maia, António Vieira
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/1237
Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Subject(s): Ensino a distância; Elearning; Tecnologia da informação e comunicação; Plataforma Moodle; Ensino virtual; Comunidades virtuais; Estudo de casos; Ensino secundário
Description
Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
Ao seleccionarmos como temática, para esta dissertação, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, profundamente influenciados pelas TIC, decidimos iniciar o nosso trabalho, com um estudo de caso, sobre a utilização facultativa da plataforma Moodle numa instituição de ensino não superior no ano lectivo 2006/07. Ao longo deste trabalho, tivemos sempre em mente o impacto das tecnologias e das principais teorias de aprendizagem, nomeadamente o construtivismo, como catalizadoras e simultaneamente potenciadoras de um novo ambiente virtual de aprendizagem. Este modelo de Blended-Learning foi implementado na instituição como um complemento à actividade lectiva normal. Os dados analisados na pesquisa foram obtidos através de consultas à base de dados MySQL do Moodle. Por fim, são enunciadas as conclusões do estudo.