Document details

A evolução do ensino da matemática em Portugal no século XX : presença de processos criativos

Author(s): Ferreira, Helena Isabel dos Santos Ribeiro

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/714

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description

Numa época em que é constante o apelo ao desenvolvimento da criatividade nos alunos e à Resolução de Problemas matemáticos não rotineiros e criativos, esta dissertação surge como uma tentativa de compreender e explicitar como pode ser estabelecida uma relação (que sempre esteve presente) entre a criatividade, mais especificamente a Resolução Criativa de Problemas, e a Matemática. Desta forma, o objectivo principal do trabalho é estudar a evolução do ensino da Matemática no século XX, identificando ao longo deste período a presença da criatividade, sob a forma de processos criativos, no respectivo currículo. Esta identificação será feita em manuais escolares adoptados no 7º ano de escolaridade. Para tal, esta dissertação estrutura-se em três capítulos. No primeiro capítulo é feita uma referência às Reformas do Ensino efectuadas no século XX, com especial incidência no impacto que tiveram na Matemática. No segundo capítulo é estudado o conceito da Resolução Criativa de Problemas tanto no âmbito da Psicologia como na Matemática, sendo também neste capítulo definidos, exemplificados e explicados os processos criativos que podem ser aplicados no processamento de informação característico da Resolução de Problemas. Para finalizar este capítulo é feita uma breve referência ao papel do professor como professor criativo e são ainda relatadas algumas experiências que promovem a Resolução Criativa de Problemas no ensino da Matemática. No terceiro capítulo, efectua-se a parte empírica desta dissertação, no qual são analisados diversos manuais escolares, correspondentes ao 7º ano de escolaridade, de diferentes períodos temporais. Nessa análise é contabilizada a presença de cada processo criativo em conteúdos matemáticos, tanto a nível prático como teórico e ao nível de diferentes tipos de problemas, permitindo ter assim uma perspectiva abrangente sobre o aumento ou diminuição da utilização de processos criativos, em geral, e de cada um deles em particular, no ensino da Matemática ao longo do século XX. Este trabalho termina retirando as conclusões inerentes aos resultados obtidos e destacando a importância que essas mesmas conclusões terão para estudos futuros e principalmente para uma prática lectiva mais criativa.

In a time where the appeal to the development of creativity and to the solving of less customary problems in students is getting more and more often, this study comes as an attempt to understand and explicit how to establish a relation (that was always there) between Creativity, more specifically Creative Problem Solving, and Mathematics. Therefore, the main goal is to study the evolution of the Mathematics teaching in the Twentieth Century, identifying along this period the presence of creativity, in the form of creative processes, in the Mathematics curricula. That identification will be made through the analysis of school handbooks used in the current 7th grade. To do so, this dissertation is divided in three different chapters. The first chapter refers the renovations made in the twentieth century in the school system, especially the impact they had on Mathematics. In the second chapter we study the concept of Creative Problem Solving, both in the domain of Psychology and of Mathematics, and we also define, exemplify and explain the creative processes that can be applied in the information processing in the context of Problem Solving. To finish this chapter we make a brief reference to the role of the teacher as a creative teacher and also report some experiences that promote the Creative Problem Solving in the Mathematics teaching. In chapter three, where there is the empiric component of this dissertation, we analyse several school handbooks, which correspond to the current 7th grade, of different time period. In that analysis we add up the presence of each creative process in Mathematical contents, both on a practice and theory level and at different kind of problems, therefore allowing a broad perspective on the increase or decrease of the use of creative processes in general, and of each one in particular, in Mathematics, along the twentieth century. This work ends by reaching conclusions concerning the achieved results and emphasising the importance that the referred conclusions will have to future studies and especially to a more creative scholarly practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents